RNP passará a conceder bolsas de incentivo à PD&I

A partir de agora, a RNP passará a conceder bolsas para pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação que atuam em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação que recebem nosso financiamento. A iniciativa visa possibilitar ao bolsista contabilizar créditos em sua instituição de ensino, além de receber certificados de participação no projeto em que atua.

Na primeira fase de implantação do Programa, serão elegíveis apenas projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação selecionados por meio de edital público. Será necessária a figura de um pesquisador orientador, que tipicamente é o proponente do projeto e é o responsável pela seleção do bolsista.

Com o amadurecimento desse modelo, a ideia é estendê-lo para outros projetos de PD&I da RNP. “A ideia é que esse Programa de Bolsas não seja restrito aos Grupos de Trabalho, sendo adotado de maneira mais ampla”, afirmou o diretor-adjunto de Internet Avançada, Leandro Ciuffo. “Também é importante destacar que a bolsa não pode ser aplicada para prestação de serviços”, complementou.

Ainda de acordo com o diretor-adjunto, o Programa foi elaborado com base em iniciativas semelhantes de outras instituições que atuam nesse setor, como por exemplo o instituto INESC P&D Brasil e o Softex.

Após consulta interna para contribuições dos colaboradores da RNP no mês de novembro, foram aprovados pela Diretoria Executiva, o Regulamento do Programa e o Termo de Outorga e Aceitação de Bolsas a ser firmado com o bolsista. A partir de agora, os novos alunos a serem selecionados para atuarem em projetos de PD&I da RNP, como nos Grupos de Trabalho, deverão prioritariamente ser enquadrados como bolsistas.

Acesse o Regulamento do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP