RNP lança novo vídeo institucional, veja detalhes da produção

- 15/12/2023

Você viu? Recentemente, a RNP lançou seu novo vídeo institucional! Com título “O Articulador de Futuros”, o pequeno filme é o primeiro projeto institucional gravado da organização e reflete importantes atributos da marca, à luz do rebranding feito em 2022, ano em que a RNP completou 33 anos de existência.

No vídeo, conhecemos uma criança sonhadora que, por meio do acesso à internet e ao conhecimento ali disponível, expande sua percepção sobre os caminhos de futuro que pode trilhar ao longo da vida e, assim, conquista espaços até então inimagináveis. De maneira lúdica, a jornada trilhada pelo personagem representa a história de milhares de brasileiros impactados pela inclusão digital, missão com a qual a RNP está comprometida desde que foi criada.

 

No primeiro ato, o vídeo faz referência a iniciativas de conectividade para educação básica das quais a organização faz parte, como o projeto Internet Brasil, a Política de Inovação Educação Conectada (PIEC) e o projeto Conexão das Escolas. Em sequência, vemos uma representação da conexão de alta capacitade que a RNP provê a instituições de ensino superior, por meio da Rede Ipê, o acesso a serviços avançados disponíveis para a comunidade acadêmica que faz parte do Sistema RNP e os projetos de inovação que promovem a colaboração entre alunos, professores e pesquisadores no Brasil e no mundo. Nesse contexto, a conectividade é apresentada como um meio para o fim que é gerar conexão com o mundo a sua volta, com outras pessoas, instituições, novas ideias e soluções.

“Estamos em um momento organizacional novo. No ano passado, tivemos o rebranding da RNP. E, com a marca nova, temos novos atributos, com um olhar para o futuro. São 34 anos de história! A RNP foi pioneira, ao trazer a internet para o Brasil, e hoje continua a construir essa história, por meio da transformação digital. Temos esse olhar da conectividade que caminha em direção à conexão. Isso é muito potente, como organização! No fim das contas, estamos falando de pessoas. São pessoas que constroem a RNP e se relacionam com outras pessoas. E, nesse vídeo, buscamos representar o impacto e o benefício das ações da RNP para vários brasileiros”, detalha Leonie Gouveia, coordenadora de Comunicação na RNP.

Por trás das câmeras

O vídeo é resultado de um amplo trabalho com diversas etapas, como roteirização, produção, figurino, cenografia, filmagem, edição e pós-produção, em parceria com a produtora 24 Quadros. Vale destacar que o storyboard do vídeo (que é um esboço para visualizar a criação cena a cena) foi criado utilizando inteligência artificial, com um resultado final bem próximo ao idealizado. Assista ao making-off do vídeo e veja mais detalhes dessa produção: