RNP lança chamada para promover o sigilo de ligações telefônicas

- 24/07/2017

Você tem grande conhecimento sobre segurança da informação e criptografia? Então ajude a RNP a encontrar soluções que promovam o sigilo do seu serviço de voz sobre IP, o fone@RNP. A organização lançou um convite para profissionais e suas instituições a apresentarem suas soluções. Os projetos devem ser enviados até o dia 30/8 para o e-mail sd@rnp.br.

Esta chamada tem como foco selecionar as melhores propostas, que serão apresentadas por seus autores na reunião do dia 27/9 do Grupo de Interesse Especial (SIG, em inglês) de Comunicação e Colaboração. O encontro será realizado remotamente, pelo serviço de Conferência Web da RNP. Este SIG faz parte do novo Sistema de Capacitação e Integração da RNP (SCI) e foi criado para a capacitação de técnicos de TI e de redes de instituições atendidas pela rede acadêmica.

“Estão previstas quatro apresentações de 30 minutos, mais 20 minutos para discussão. Entretanto, esse número pode mudar conforme oferta de artigos”, informou o especialista em VoIP da RNP, Alex Galhano.

O fone@RNP conta com soluções de segurança, como acesso autenticado para qualquer atividade, perfis diferenciados, logs de auditoria e firewall interno. Entretanto, com relação ao sigilo das chamadas, o serviço oferece segurança equivalente aos tradicionais de telefonia, ou seja, ainda não incorporou soluções de criptografia.

Entre as principais motivações para o lançamento da chamada estão as informações sigilosas trazidas ao público pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, que preocuparam o governo brasileiro e desencadearam uma série de ações para melhorar a segurança da informação no país. Uma das inciativas foi a publicação do Decreto-Lei 8135, de 4 de novembro de 2013, que exige que instituições nacionais tomem medidas para manter o sigilo das informações.

De acordo com Alex Galhano, nesse contexto, também cresceram as preocupações com as informações sobre as pesquisas realizadas nas universidades e unidades de pesquisa. “Boa parte dessas instituições são clientes da RNP e fazem uso do fone@RNP. Naturalmente, cresceram também os pedidos para inclusão de criptografia para as conversações e para a sinalização no serviço”, apontou.

Clique aqui para ter acesso ao documento completo desta chamada e saiba mais sobre o serviço fone@RNP, o modelo para submissão das propostas, o cronograma da iniciativa e muito mais.