RNP e UFSC apresentarão trabalho no TICAL2021 sobre certificação digital

- 21/07/2021

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) teve um artigo aceito na chamada de trabalhos da Conferência TICAL, que reúne a comunidade de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na América Latina. Este ano, o evento acontece de forma on-line entre os dias 31/8 e 2/9, com o tema “Repensando a universidade impulsionada pelas tecnologias digitais”.

O artigo, escrito em colaboração com a equipe de TI da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fala da solução desenvolvida para a criação de documentos eletrônicos assinados digitalmente usando os certificados da Infraestrutura de Chaves Públicas para Educação e Pesquisa (ICPEdu). O certificado ICPEdu é uma assinatura eletrônica do tipo avançada, ou seja, é dotada de validade jurídica e tem elevado grau de confiabilidade.

Acesse o artigo

A UFSC foi uma instituição-chave no desenvolvimento do serviço, por ter aliado a incorporação dos certificados pessoais da ICPEdu a um projeto interno de transformação digital, cujo objetivo era eliminar o uso do papel nos procedimentos administrativos internos da instituição. Além disso, a universidade em questão também desenvolveu um software para implementar a assinatura eletrônica de documentos utilizando o novo certificado, o Assin@UFSC.  

Segundo a equipe de TI da UFSC, desde o início deste ano,  já foram emitidos mais de 10 mil certificados digitais, propiciando a assinatura de mais de meio milhão de  documentos eletrônicos na universidade. 

O Certificado Pessoal da ICPEdu também é uma das tecnologias adotadas pelo Programa Nacional de Certificado Digital para a Rede Federal de Educação do Ministério da Educação no Brasil, lançado em março de 2021. A estimativa é de que o Programa beneficie 2,5 milhões de pessoas no meio acadêmico.

Para que uma instituição tenha acesso ao novo serviço, é preciso que ela seja um membro da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e realize o processo de adesão. Para aderir, fale conosco nos canais atendimento@rnp.br ou 0800 722 0216.