RNP e Secti/PE inauguram cinco redes de fibra óptica da Repepe e levam internet a cinco municípios de Pernambuco

- 30/10/2023

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e a RNP inauguraram, no dia 26/10, cinco Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomeps), com a infraestrutura da Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Repepe). Essas redes de fibra óptica levam conectividade de alta velocidade e alta qualidade para cinco municípios das regiões do Agreste, Mata Sul e Sertão. Com duas redes já em funcionamento em Recife e Petrolina, o Estado passa para sete municípios conectados à Repepe.

A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Secti/PE e contou com a presença da secretária estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro; do secretário-executivo da Secti/PE, Kenys Bonatti; da presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel; e de representantes da RNP, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

As cinco novas redes beneficiam 16 instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais dos municípios de Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Belo Jardim e Serra Talhada, e contam com 126 quilômetros de redes de fibra óptica construídas em anel, levando conectividade de 1 a 10 Gbps. Toda a infraestrutura da Repepe, que já viabiliza conectividade para hospitais e instituições de ensino e pesquisa, poderá beneficiar escolas e órgãos de segurança pública.

A secretária estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro, falou da importância do avanço na conectividade para o desenvolvimento do Estado. “Demos um passo importante agora conectando 16 instituições de ensino superior, que é onde estão os centros de pesquisa, de inovação e tecnologia, mas precisamos conectar, iluminar as nossas escolas”. A gestora destacou os projetos Educação Conectada e Giga Léguas, com previsão de levar internet a 184 escolas da rede municipal e estadual em 2024. “Estamos trabalhando para conectar mais 32 municípios até 2026, assim, traremos mais desenvolvimento e melhoria na vida das pessoas”, concluiu Mauricélia.

Atualmente, as escolas estaduais possuem conexão de até 10Mbps. Com a nova rede implantada pela Repepe esse alcance poderá chegar até 10Gbps, uma infraestrutura com capacidade mil vezes maior.
“Pernambuco possui agora sete redes comunitárias de ensino e pesquisa. Isso é algo que compartilha com a educação, porém é um espaço de colaboração com governos, outras políticas públicas e com a iniciativa privada, promovendo o desenvolvimento de infraestruturação no interior do estado”, ressaltou o diretor-adjunto de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgônio Araújo.

O processo de implantação das cinco redes iniciou em 2019 e concluiu em 2022, porém o lançamento representa a institucionalização junto ao sistema da RNP. Será possível agora a instauração do processo de composição do comitê gestor da rede de cada município, formado pelas instituições conectadas, e serão dados andamentos às ações como adesão de novas instituições, monitoramento e expansão da rede.

Entre os presentes na inauguração estiveram o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, e o diretor-adjunto de Relacionamento Institucional, Gorgônio Araújo, ambos da RNP; o diretor do ITEP, Antonio Vaz; o professor da UFRPE, Ricardo André Cavalcante e a diretora de Avanço Tecnológico da Secti, Teresa Maciel. Representantes de instituições de ensino superior participaram do lançamento por transmissão on-line. Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Rede Nacional de Pesquisa e a Secti/Facepe para promover o desenvolvimento de ações de fomento relacionadas às Redes de Comunicação e uso de Tecnologia da Informação e Comunicação, voltadas à Repepe.

*Com informações da ASCOM da Secti/PE