RNP e FAC/UnB promovem roda de conversa sobre a universidade pública e a exibição do cinema brasileiro no dia 9/10

- 05/10/2023

Na próxima segunda-feira, 9/10, às 10h, a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), em parceria com a RNP, promoverá uma roda de conversa sobre a universidade pública e a exibição do cinema brasileiro. O encontro será realizado no auditório Pompeu de Sousa, que fica no subsolo da FAC/UnB e contará com as provocações iniciais de Cintia Langie (UFPel), Pablo Gonçalo (UnB), Juliane Peixoto (IFB) e Álvaro Malaguti (RNP).

Cenário da roda

O ambiente universitário é, historicamente, um espaço privilegiado para experiências de exibições de filmes e debates sobre o cinema. Atentas a este fato, importantes Instituições Públicas de Ensino Superior, especialmente as Federais, abrigam salas de cinema como equipamentos culturais de programação contínua. Entre elas vale destacar a Universidade Federal Fluminense, com o Cine Arte UFF em Niterói/RJ, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com sala funcionando em parceria com o circuito SaladeArte, e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com seu Cine Metrópolis prestes a completar 50 anos em 2024. Mais recentemente, em 2015, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também inaugurou sua sala, o Cine UFPel.

Estes cinemas universitários compõem uma comunidade de prática e de colaboração apoiada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da qual o Cine UFPel foi um dos primeiros integrantes. E foi justamente da Federal de Pelotas que surgiu uma reflexão sistematizada sobre estes cinemas, por meio da tese de doutorado da professora Cintia Langie, primeira coordenadora do UFPel.

A tese, premiada pela Capes em 2021, deu origem ao livro "Cinema brasileiro e distribuição educativa: uma cartografia das salas de cinema em Universidades Públicas", lançado, em junho de 2023, pela editora Multifoco. Para ampliar o debate que o livro propõe a Faculdade de Comunicação da UnB e a RNP propõem a roda de conversa Cinema brasileiro, exibição e a universidade pública.

Sobre a/os provocadora/es da roda

Cintia Langie é docente dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde ministra as disciplinas de Roteiro, Documentário e Distribuição e Exibição. Doutora em Educação com ênfase em difusão do cinema brasileiro, sua tese recebeu o Prêmio Capes de Tese em 2021. Esteve à frente da criação do Cine UFPel, sala de cinema da UFPel e uma das primeiras salas a integrar a rede de cinemas universitários.

Pablo Gonçalo é docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), lecionando no Departamento de Audiovisual e Publicidade. Sua atuação abarca as áreas de Roteiro, Teoria, Estética e História do Cinema. Suas pesquisas enfatizam os aspectos histórico dos roteiros e, mais especificamente, roteiros não filmados, assim como seus diálogos com a literatura e outras artes. É autor dos livros O cinema como refúgio da escrita: roteiros e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016) e Hollywood de Papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion (Zazie, 2022). Entre 2020 e 2022, foi coordenador do curso de Comunicação Social / Audiovisual da UnB.

Juliane Peixoto é docente, artista visual e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Instituto Federal de Brasília (IFB) - campus Recanto das Emas, atuando na formação do Ensino Técnico Subsequente em Áudio e vídeo e do PROEJA na cadeira de Fotografia e Iluminação. Pesquisa a produção de imagens acerca da mineração no Brasil. É também curadora do FRONTEIRA - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental.

Álvaro Malaguti é geógrafo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e gerente de relacionamento na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Organização Social do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). Na RNP, é responsável pelo relacionamento com as comunidades de Cultura, Artes e Humanidades, sendo uma delas a Rede de Colaboração da Comunidade de Cinemas e Exibidores Universitários (Cinemas em Rede).

  •  Data: Segunda-feira, 9/10/2023, às 10h.
  • ·Local: Auditório Pompeu de Sousa, subsolo da Faculdade de Comunicação da UnB, ICC Norte.