RNP apoia MEC na migração de plataforma voltada para capacitação de servidores

- 13/04/2022

A partir de uma convocação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) no fim de março, a RNP se mobilizou para apoiar a migração de uma nova plataforma que tem o objetivo de potencializar a formação continuada dos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio de incentivo e fomento a ações de capacitação direcionadas aos profissionais de educação. Na tarde de ontem, 13/4, o Ministério da Educação (MEC) realizou a cerimônia de lançamento da PlaforEDU. (Confira a gravação do evento)

“Está tudo correndo conforme planejado, os ambientes foram criados e a aplicação publicada e já homologada pelo MEC. Este resultado, em tão pouco tempo, e com qualidade, reforça a capacidade da RNP em entregar resultados”, destaca o gerente de Soluções da RNP envolvido no projeto, Roosevelt Oliveira, que foi endossado pelo diretor-adjunto de Serviços, Luiz Coelho: “Importante que priorizamos o cliente, ouvindo a demanda mesmo que, a princípio, pareça impossível, mobilizamos uma equipe altamente especializada para entregar o resultado em dez dias: um ambiente em produção com segurança e de baixo custo.”

Sobre a PlaforEDU

O ambiente virtual integra o Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Plafor) e contribuirá para construção de competências dos servidores relativas aos processos educacionais para atuar em funções de planejamento, gestão e liderança.

“Quero registrar a satisfação de participar de mais um momento como esse, que se caracteriza pela entrega de mais uma excelente ferramenta para nossas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Muitas vezes, chegamos à gestão, mas vindo de outras áreas. De fato, precisamos também de capacitação gerencial e esse é um dos itinerários previstos na ferramenta. Precisamos, é claro, melhorar no dia a dia como docentes, como técnicos-administrativos, e isso também está presente. Quando chegamos ao serviço público, muitas vezes não sabemos como lidar com diversas questões que são colocadas e a ferramenta prevê isso no seu itinerário inicial para aqueles que chegam. E, finalmente, quando estamos encerrando, também temos prevista a preparação para a aposentadoria. Então, a equipe enxergou todos esses passos, esses momentos. Isso não para por aqui e nem iniciou aqui. Temos um trabalho já contínuo e ele continuará. Importante ressaltar, mais uma vez, a potencialidade da ferramenta. Estamos falando aqui da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, constituída por 41 instituições, mais de 600 unidades e mais de 80 mil pessoas. Então, é nesse lugar que trabalha, hoje, a plataforma, que sem dúvida irá valorizar e trazer maiores ganhos ainda para a produtividade das nossas instituições. Sem contar a potencialidade que ela tem e auxiliar outras redes, como a própria Rede de Educação Superior, nas outras áreas de formação dos nossos servidores”, declarou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Tomás Dias Sant'Ana, durante o lançamento.

A PlaforEDU disponibiliza mais de 280 cursos disponíveis distribuídos em itinerários formativos, classificados em: Iniciação ao serviço público, Técnicos-administrativos em Educação, Docente, Gerencial e preparação para a aposentadoria.

Em um primeiro momento, o público-alvo da plataforma são os cerca de 80 mil servidores dos Institutos Federais (IFs), CEFET e Colégio Pedro II, porém, por ser aberta, ela também poderá ser utilizada pelos demais servidores públicos federais.

Também participaram da cerimônia de lançamento a secretária-adjunta substituta do MEC, Silvia Gouveia, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), Claudio Alex José da Rocha, e o diretor de Desenvolvimento da Rede de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC, Kedson Raul de Souza Lima.

Conheça a PlaforEDU

;