Portal do PNLD tem previsão de lançamento para junho

- 05/05/2023

O Programa Nacional do Material e Livro Didático (PNLD), uma política pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) executada pela RNP, avança no desenvolvimento de uma biblioteca digital que será acessada por milhões de estudantes do ensino básico de todo o país.

O status do projeto foi apresentado no III Workshop do PNLD, realizado em Brasília no dia 3/5, na sede do FNDE. Segundo a RNP, o portal do PNLD está atualmente em homologação e com previsão de entrada em produção em junho deste ano. 

O processo da solução tecnológica foi todo redesenhado pela RNP e seis grandes módulos estão ativos e quatro módulos sendo finalizados. Segundo o gerente de Projetos Digitais na RNP, Alberto Yasuda, atualmente está em desenvolvimento uma solução própria para a garantia dos direitos autorias das obras que serão distribuídas por meio do Portal do PNLD.

“Atualmente, a RNP está desenvolvendo uma tecnologia própria para garantia dos direitos autorais das obras, uma vez que não existe uma solução que atenda aos requisitos de distribuição de livros digitais de múltiplas editoras e autores, tal como ocorre com o PNLD”, explica Alberto Yasuda.

Para se ter uma noção da grandeza do alcance do PNLD Digital, o portal distribuirá 130 milhões de livros para 30 milhões de estudantes distribuídos em 147 mil escolas públicas de todo o país.

O III Workshop do PNLD reuniu representantes da RNP, do FNDE, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro proporcionou um espaço para evolução das discussões realizadas no II Workshop do PNLD ocorrido em Maceió em abril.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do gerente de Soluções da RNP Roosevelt Benvindo, da coordenadora-geral dos Programas do Livro no FNDE, Nadja Cezar, e do diretor geral do NESS (UFAL), Alan Pedro.

Sobre o PNLD

O PNLD é um programa do Governo Federal que visa disponibilizar obras didáticas, literárias e pedagógicas para estudantes e professores da rede pública de ensino. O programa tem como objetivo principal promover a democratização do acesso ao livro e incentivar o hábito da leitura.

A RNP atua na modernização do PNLD para o atendimento dos formatos digitais com o redesenho dos processos da cadeia de valor do PNLD, além da modelagem de uma proposta de solução operacional e tecnológica para todo o processo de aquisição e disponibilização das obras, por meio de uma interface disponibilizada em ambiente de nuvem (Portal do Livro).