Operação do SiSU retorna ao Ministério da Educação com apoio da RNP

- 11/07/2023

A segunda edição de 2023 do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) foi realizada entre os dias 19 e 22/6 e, mais uma vez, contou com toda operação em nuvem da RNP, a partir da parceria com o Ministério da Educação (MEC). Assim como nas edições anteriores, o portal ficou disponível durante 100% do período e registrou 522.921 inscrições, para as 51.277 vagas disponíveis em Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

A operação foi realizada nas instalações do MEC, marcando o retorno ao órgão desde a primeira edição de 2020, ocorrida antes da pandemia. Essa mudança estratégica tem como objetivo fortalecer a capacidade do ministério de operar o SiSU, contando com o importante suporte da RNP na transferência de conhecimento.

Assim como nas edições anteriores, o portal ficou disponível durante 100% do período e registrou 469.882 inscrições, para as 51.277 vagas disponíveis em Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Considerada uma operação crítica de alto valor agregado para o MEC, o SiSU desempenha um papel essencial e vital para a educação brasileira. Marcello de Jesus, diretor-adjunto de Serviços Digitais Especializados da RNP, destaca a relevância desse sistema, comparando-o a uma operação de guerra devido à sua complexidade e impacto.

Roosevelt Benvindo, gerente de Soluções da RNP responsável pela cooperação com o MEC, ressalta que “a operação do SiSU está em um novo estágio, com um processo de transferência de conhecimento em andamento. A RNP desempenha um papel fundamental ao capacitar as equipes técnicas do MEC para futuramente operarem o sistema de forma autônoma”.

Já Alberto Yasuda, gerente de Projetos Digitais da organização, destaca a importância do trabalho de preparação para a operação, a fim de evitar interrupções no acesso ao portal.

 “Essa preparação é realizada pelas equipes técnicas e tem como objetivo reduzir os riscos de incidentes e garantir um ambiente completamente disponível e escalável durante o período de inscrições”, explica.
 
Após o encerramento das inscrições da edição, a equipe técnica da RNP realizou o ranqueamento final dos candidatos, devolvendo os dados ao banco Oracle do MEC. Essas medidas visam aprimorar o SiSU e garantir um processo de seleção eficiente e transparente para os estudantes. O retorno da operação ao Ministério da Educação, com a valiosa colaboração da RNP, demonstra o compromisso em fortalecer a educação no país através desse importante sistema de seleção.

Confira os números de destaque da edição:

Sisu 2023.2
Tipo de acesso Sisu - 2023.2