MEC passa a fazer parte da rede eduroam

- 01/07/2021

*Notícia atualizada em 12/7/21

O Ministério da Educação é a mais nova instituição usuária do eduroam (education roaming), serviço de acesso à rede sem fio segura, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa e operado no Brasil pela RNP. 

A iniciativa permite que os estudantes, pesquisadores, servidores, colaboradores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, por meio de conexão sem fio (Wi-Fi), em qualquer localidade que ofereça essa opção como provedora de serviço. 

Além da sede da pasta, em Brasília, três unidades vinculadas ao MEC passaram a contar com pontos de acesso ao serviço: a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

No caso da Ebserh, além da sede em Brasília, foram ativados pontos de acesso também em dois hospitais universitários: Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A expectativa é de que o acesso ao eduroam seja ampliado em todos os hospitais administrados pela Ebserh.

"A adesão do MEC à rede Eduroam demonstra a importância das redes de pesquisa para as atividades desta pasta e a visão inovadora sobre o mundo interconetado. Apoiando ações de vanguarda, já muito bem disseminadas no mundo, a rede Eduroam traz vantagens técnicas ao MEC e oferece maior facilidade e segurança ao público visitante", declara o coordenador-geral de Infraestrutura e Segurança da Informação do MEC, Edgard Carvalho Ribeiro Neto.

Além da segurança, o eduroam tem como benefícios a gratuidade, a mobilidade, a facilidade de uso e a integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) – uma federação de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciadas pela RNP.

Como se conectar ao eduroam

Para se conectar à rede eduroam, basta inserir as credenciais de acesso à rede do MEC (login e senha). Lembrando que os usuários de uma instituição credenciada que estiverem em visita a outras instituições participantes do eduroam devem utilizar login e senha do órgão de origem. 

Fonte: MEC, com informações da RNP.