MCom faz visita técnica para a inauguração da Infovia 01

- 21/07/2023

O Ministério das Comunicações (MCom) realiza, no decorrer desta semana, vistoria da Infovia 01 do programa Norte Conectado, que está levando internet banda larga à Região Amazônica. A infraestrutura conta com 1,1 mil km de fibra óptica entre Santarém (PA) e Manaus (AM) e está com a inauguração programada para agosto, com a presença do presidente Lula e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

"A vistoria técnica é uma etapa muito importante pois antecede a entrega propriamente dita, a partir de quando a população passa a contar com uma infraestrutura de conexão em altíssima velocidade para exercer a cidadania por meio do acesso à informação e às políticas e serviços públicos", explicou o Juscelino. A Infovia 01 será ativada no trecho entre Santarém (PA) e Manaus (AM), passando pelas cidades de Autazes (AM), Itacoatiara (AM), Urucurituba (AM), Parintins (AM), Juruti (PA), Terra Santa (PA), Oriximiná (PA), Óbidos (PA) e Curuá (PA).

VISTORIA – A equipe técnica do MCom iniciou os trabalhos visitando a fábrica responsável pela produção dos contêineres das Infovias. Essas estruturas são alocadas nas cidades contempladas para acomodar os data centers que recebem a fibra óptica instalada no leito dos rios amazônicos. Do contêiner, as empresas que integram o Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 01 se encarregam de levar a conexão a ser distribuída nas redes metropolitanas.

Posteriormente, o grupo foi a campo verificar o contêiner que finaliza a Infovia 01, em Manaus (AM), instalado na Estação Naval do Rio Negro da Marinha do Brasil. Os técnicos embarcaram na balsa que percorreu os rios brasileiros levando o cabeamento às cidades e vai iniciar o novo percurso da Infovia 02, com previsão de início para instalação do cabo óptico subfluvial no dia 7/8, partindo de Tefé (AM) até Tabatinga (AM).

A Infovia 02 possui 1139 km de extensão e interligará um trecho entre as cidades de Tefé a Atalaia do Norte, conectando os municípios de Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant, todos localizados no Estado do Amazonas.

De acordo com o diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Rômulo Barbosa, “do ponto de vista técnico, a Infovia 01 está com uma excelente estrutura e pronta pra ser ativada, levando conexão a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do Poder Judiciário que compõem as redes metropolitanas e, claro, para toda a Região”. Além de Barbosa, compõem a equipe do MCom o o assessor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital, Marcus Vinícius Paolucci, e o coordenador-Geral de Projetos de Infraestrutura, Luís Flávio Collares.

Também acompanham o grupo o assessor técnico da Gerência Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Amazonas, Severino Junio, o gerente de projetos estratégicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, Oswaldo Alves, e o gerente de projetos da Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RT (EAD) Seja Digital, Fernando César Araújo.

ALTA CAPACIDADE – As Infovias são criadas por cabos implantados no leito de rios amazônicos que possuem 24 pares de fibra óptica - cada um com capacidade para até 20Tb/s, o que permite alta capacidade de internet para a população dos municípios atendidos. Ao todo, a iniciativa prevê a instalação de oito infovias com 12 mil km de cabeamento, passando por 59 cidades no Norte do Brasil e beneficiando 10 milhões de pessoas.

O primeiro trecho do Norte Conectado (Infovia 00), que liga Macapá (AP) a Alenquer (PA), tem quase 800 quilômetros de extensão e os cabos passam, também, pelos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém.

OPERADOR NEUTRO – Para operar e manter a infraestrutura já implantada, o MCom estabeleceu o ON, formado por empresas interessadas em explorar a infraestrutura. Cada uma delas tem disponível um par de fibra óptica para comercializar, seja por meio da venda de pacotes ou compartilhando a infraestrutura com outras companhias. As empresas selecionadas devem instalar as próprias redes nas cidades.

Em contrapartida ao direito de uso da Infovia, as empresas selecionadas a integrar o ON assumem compromissos como a operação e manutenção do cabo de fibra óptica. Além disso, devem manter e operar os equipamentos instalados para levar conectividade aos pontos contemplados, de modo que o setor público não tenha custos para a manutenção da infraestrutura.

Fonte: Ascom MCom.