Limites éticos no desenvolvimento de ferramentas de IA serão tema do Fórum RNP

- 10/08/2023

Como garantir que a Inteligência Artificial (IA) seja desenvolvida e usada de forma ética? O dilema que vem mobilizando não só a comunidade acadêmica e as big techs como boa parte da sociedade será tratado na 12ª edição do Fórum RNP, que começa em 29 de agosto, em Brasília.

No último dia do evento, 31 de agosto, o painel "A Importância do desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial de forma ética" vai reunir Mariza Ferro, professora de Inteligência Artificial do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Tatiana Pontes, pedagoga especializada em tecnologias e metodologias inovadoras aplicadas à educação, e Bianca Kremer, professora de Direito Digital no IDP Brasília. 

Especialista em aplicações de IA para sustentabilidade e bem-estar social, Mariza levanta várias questões complexas sobre o uso dessa tecnologia. Ela aponta, por exemplo, que as diversas ferramentas podem se tornar tendenciosas e acabar promovendo preconceitos, uma vez que o treinamento é feito por pessoas, com valores e ideias particulares.

“O que usamos para treinar esses algoritmos? Dados que refletem o comportamento da sociedade. Se não tomarmos cuidados especiais na curadoria desses dados, eles podem propagar ou perpetuar vieses como estereótipos de raça, de gênero, de religião, de posição política. Então, podemos aumentar desigualdades se não forem observados princípios éticos de justiça e equidade na curadoria de conjuntos de dados e na construção de algoritmos”, explica Mariza.

Mariza Ferro, palestrante do Fórum RNP

Para ela, é preciso ainda esclarecer ao público o que IAs podem ou não podem fazer e levar o debate sobre essa tecnologia para além do ambiente técnico, de modo que ele chegue a todas as esferas da sociedade, para que o uso dessas IAs seja feito de forma crítica.

“Um engano muito comum é imaginar que uma IA tenha algum tipo de inteligência. Não tem. O próprio termo é que cria essa falsa concepção. O que existe são grandes modelos matemáticos que não têm capacidade de entender contextos ou ter algum tipo de emoção. Outra questão é achar que a inteligência artificial poderá dominar a humanidade em pouco tempo. Ela consegue imitar alguns comportamentos inteligentes, mas não temos uma IA que tenha todas as capacidades humanas, como se comunicar por voz, texto e se locomover por um ambiente, por exemplo”, ressalta.

Impacto das IAs nas TIC

A Inteligência Artificial vai permear toda a programação do Fórum. Um dos painéis irá debater os impactos das inteligências artificiais generativas para a área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

Ilustração IA

Dois dos exemplos mais famosos de IA generativa são o ChatGPT, focado em textos, e o DALL-E, que gera imagens. "A inteligência artificial generativa pode ser uma ferramenta de grande utilidade para os gestores de TIC, para automatização de infraestruturas, criação de blocos de códigos de programação, atendimento de suporte ao usuário, dentre outras aplicações. Porém, a IA generativa requer alguns cuidados relacionados à segurança da informação e privacidade que também precisam estar na ordem do dia das preocupações do gestor e que não substituem a análise humana de profissionais de TIC", pondera Yuri Alexandro, encarregado do tratamento de dados pessoais da RNP. A IA generativa deve trazer mudanças nesse ramo do mercado de trabalho, com maior demanda por profissionais especializados em gerenciamento e análise de dados.

O evento contará ainda com dois flash talks sobre o tema. Um deles explicará como o aprendizado de máquina (machine learning) pode melhorar a eficiência e a segurança das redes programáveis. Já o outro irá abordar o uso de inteligência artificial para gerenciar infraestruturas dentro de universidades. Veja aqui a programação completa do evento.

Fórum irá debater aplicações emergentes em diferentes áreas

A 12ª edição do Fórum RNP será realizada em Brasília entre 29 e 31 de agosto. O tema deste ano é "Aplicações Emergentes na Educação, Ciência e Cultura”, tecnologias de grande potencial já usadas em vários negócios e iniciativas (como no ensino à distância), mas que podem evoluir ainda mais. A programação será transmitida online de forma gratuita. Interessados em acompanhar o Fórum presencialmente ou pela internet podem fazer a inscrição no site do Fórum.

O Fórum tem por objetivo promover debates sobre o uso dessas tecnologias em projetos inovadores nas diferentes áreas do conhecimento. Além de inteligência artificial, outros assuntos que serão abordados no evento são o papel dessas aplicações no futuro do planeta, o aspecto filosófico da tecnologia, aplicativos para o desenvolvimento dos capitais humano e cultural das organizações, digitalização da cultura, desafios e dificuldades de se consumir e produzir dados de alta qualidade e muitos outros. 

12ª edição do Fórum RNP
Data:
de 29 a 31 de agosto.
Local: Royal Tulip Brasília - Setor SHTN - Trecho 01 Conj 1B. Brasília-DF.
Horário: 8 às 18h.
Inscrições (presencial e online) aqui.