Infovia 01 é inaugurada e conecta nove cidades entre Manaus e Santarém

- 07/08/2023

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração, na manhã desta segunda-feira (7/8), da Infovia 01, que conecta Manaus (AM) a Santarém (PA). Com investimentos de R$ 165 milhões, a infovia é a segunda a ser inaugurada pelo Ministério das Comunicações e passa por nove municípios da região amazônica, podendo beneficiar até 3 milhões de habitantes. 

O presidente visitou o navio-hospital Abaré, que pertence à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), de onde realizou uma videoconferência transmitida pelo serviço de Conferência Web para duas unidades de saúde, em Parintins e Manaus (AM), e o local da cerimônia, na Ufopa. A embarcação Abaré possui estrutura para atendimento clínico e odontológico ao longo dos rios e passará a contar com conectividade em tempo integral por uma antena de satélite instalada pela RNP.

A ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou que, com a Infovia 01, será possível conectar as Unidades Básicas de Saúde da região. “Quando falamos de conectividade, falamos de um sentido para as pessoas e a saúde é um dos maiores sentidos dessa conexão. No navio-hospital Abaré, será possível atender os povos ribeirinhos de forma muito qualificada”, afirmou a ministra da Saúde Nísia Trindade.

Com extensão de 1,1 mil km, a Infovia 01 liga Manaus a Santarém, passando por nove cidades - Óbidos, Juriti, Oriximiná e Terra Santa, no Pará, Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. A implantação ficou a cargo da empresa EAD – Seja Digital, também responsável pela construção de redes metropolitanas em cada um desses nove municípios, que irão conectar órgãos públicos, como escolas, hospitais e unidades do Poder Judiciário.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, as infovias 02, 03 e 04 serão concluídas ainda este ano, ligando Belém a Macapá, Tefé a Tabatinga e Vila de Moura a Boa Vista (RR). A Infovia 01 ainda poderá ter conexão com o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), localizado em Manaus.

“Pretendemos desenvolver políticas públicas junto ao Centro de Biotecnologia da Amazônia usando pares de fibra óptica dessas infovias, para fins de sensoriamento e monitoramento dessa região, e fomentar também a inclusão digital. Entendemos que não será possível transformar a nossa biodiversidade em novos negócios sem conectividade”, declarou o ministro das Comunicações Juscelino Filho.

Já a reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, afirmou que o Programa ajuda a reparar uma dívida histórica de falta de investimentos na Amazônia. "Conectividade é cidadania e por muitas vezes nos faltam oportunidades porque elas não chegam até a Amazônia", declarou Aldenize.

O presidente Lula ainda destacou que em 2025, Belém do Pará vai sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), onde serão discutidas soluções para a crise climática.

Sobre o Programa Norte Conectado

A iniciativa faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Ministério das Comunicações (MCom), e tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações da região amazônica, para acesso à internet de alta velocidade por fibra óptica. Com a implantação de oito infovias ópticas subfluviais, o programa prevê alcançar uma cobertura total de cerca de 10 mil km, interligando 58 municípios diretamente, e atendendo a uma população de cerca de 10 milhões de habitantes.

A RNP participa do Comitê Gestor do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), sendo responsável pela formação do Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 01. A RNP também foi executora da Infovia 00, projeto-piloto que interligou Macapá a Santarém, passando por cinco cidades.