Hackers do Bem é destaque na abertura do 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB13)

- 02/06/2023

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos falou sobre o programa Hackers do Bem durante abertura do 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB), em Uberlândia (MG). O evento, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), busca discutir questões relevantes para a consolidação e a expansão da internet.  

“O programa Hackers do Bem vai atender a demanda de profissionais para as áreas de cibersegurança e privacidade, com a formação de 30 mil profissionais, e a ampliação do programa Residência em TIC, que forma recursos humanos nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação”, explicou. “Foram 32 milhões de reais disponibilizados para essa iniciativa graças à Lei de TICs, que um bom exemplo de lei de isenção fiscal nessa área com um retorno de investimento muito grande e que envolve, além do MCTI, o Senai e a RNP”.  

A ministra considera a formação de cibersegurança como “um dos grandes desafios do nosso tempo que estão no centro das atenções do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”.  

Transformação digital em pauta 

Durante o discurso, Santos ainda mencionou a transformação digital como uma das ferramentas para ajudar a reduzir a desigualdade social no país. Também presente no evento, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou o empenho para levar internet de qualidade para todas as escolas públicas e unidades de saúde no Brasil. “Queremos ver a telemedicina chegar nessas regiões, porque sabemos o quanto é difícil o médico ir trabalhar nessas regiões", disse.  

Apresentação sobre a evolução da RNP

No final da tarde de 29/5, a RNP participou da programação do Dia Zero do FIB13 com a sessão intitulada "RNP - Passado, presente e o futuro, conectando ensino, pesquisa e inovação no Brasil", apresentada pela analista de Relacionamento Institucional Regina Piellusch e pelo coordenador de Privacidade e Segurança de Dados, Yuri Alexandro.

Na oportunidade, a organização pôde divulgar sua evolução desde a origem, em 1989, até os dias atuais, com serviços e soluções voltadas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Foram destacadas as mudanças de paradigmas na atuação com a transformação em uma Organização Social, em 2002, assim como a criação do Sistema RNP em 2018, resultando no momento atual, com a ressignificação da marca e seu propósito de conectar pessoas (na apresentação, foi exibido o vídeo Manifesto da RNP).

Fórum da Internet no Brasil 

O Fórum é promovido todos os anos de forma itinerante pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento internacional organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento segue até esta sexta-feira (2/6), com transmissão online, e debaterá temas como inteligência artificial, regulação de plataformas e governança da internet, entre outros. 

Imagem: Luara Baggi

*Com informações do site do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação