Estão abertas as inscrições para o LACNIC 40 LACNOG 2023

- 14/09/2023

O maior encontro da comunidade da Internet - LACNIC 40 LACNOG 2023 - vai reunir mais de 500 de especialistas na área, tanto de forma presencial quanto remota, para discutir o impacto dos cabos submarinos na infraestrutura regional da Internet, o leasing de endereços IP, os novos estudos sobre medições de tráfego na América Latina e o Caribe, os principais problemas e incidentes de segurança cibernética e o Fórum Público de Políticas. 

O evento irá contar com transmissão simultânea em inglês, espanhol e português e acontecerá paralelamente à reunião anual do Fórum de Operadores de Rede da América Latina e do Caribe (LACNOG), do dia 2 a 6 de outubro, no centro Fábrica de Negócios, em Fortaleza. 

Para participar de forma presencial ou remota, basta se inscrever aqui

A RNP, por sua vez, tem desenvolvido um trabalho conjunto com o LACNIC e o FIRST ao longo dos últimos anos. Nesta edição, por exemplo, o CAIS-RNP foi convidado a auxiliar na moderação das discussões no contexto do LAC-CSIRTs e integrar o comitê de programa do FIRST Regional Symposium for Latin America & the Caribbean, para ajudar na definição dos temas de interesse e avaliar as submissões para o evento. Foram dezenas de submissões e cerca de 10 foram incluídas na agenda principal do programa, sendo duas do CAIS e uma da USDE como backup. 

“Durante o evento sempre ocorrem as reuniões do chamado LAC-CSIRTs, que é uma reunião de vários CSIRTs da América Latina, das mais diferentes áreas, não só da comunidade acadêmica, mas também de provedores de Internet, para trocar informações e atualizações de projetos relacionados a gestão de incidentes de segurança na região. Além disso, também participamos do FIRST Regional Symposium for Latin America & the Caribbean”, destaca André Landim, especialista em Segurança da Informação da RNP.  

De acordo com Rodrigo Facio, Coordenador de Segurança da Informação e Privacidade da RNP, participar do evento é uma chance de entender como estão sendo realizados os trabalhos de outros países e de a aprender com a comunidade. “A participação no evento deverá trazer grande troca de conhecimento, pois teremos a participação de diversos grupos de segurança de países da América Latina e Caribe, podendo assim contribuir para a evolução dos nossos serviços consultivos ofertados para as instituições clientes do Sistema RNP”, afirma. 

Diversos colaboradores da RNP já participaram e palestraram no encontro. Este ano, João Guimarães e André Landim do CAIS-RNP, vão participar da trilha principal do LACNOG com a apresentação de uma palestra sobre o SOC-RNP. 

O painel principal do LACNOG irá abordar a situação atual dos cabos e como eles impactam na infraestrutura da Internet regional, bem como as relações técnico-comerciais dos diferentes provedores de serviços. Hoje existem no mundo 550 cabos submarinos da Internet que conectam continentes e seus países, continentes com ilhas, ilhas entre si ou vários pontos ao longo de uma costa. 

No LACNIC 40 será abordado outro tema atual: o mercado emergente de aluguel (leasing) de endereços IP. A ideia é discutir como funciona o aluguel de endereços em diferentes regiões, seus benefícios e riscos e as alternativas viáveis. 

Além disso, o LACNIC 40 contará com um Capture the Flag (CTF) de incidentes de segurança em redes e configuração de sistemas. Trata-se de exercícios em que são simulados sistemas com vulnerabilidades do mundo real e os participantes devem capturar “bandeiras virtuais” para resolver o desafio. Paralelamente, na quarta e quinta-feira (5), vai acontecer o FIRST Simpósio. 

Com a apresentação de trabalhos técnicos, experiências em operação de redes e desenvolvimento de infraestrutura, o LACNOG dará destaque as apresentações sobre o papel da América Latina no mercado de conectividade internacional e promoverá também uma sessão sobre implicâncias técnicas das ordens judiciais de bloqueio de sites e serviços, um breve histórico dos incidentes mais importantes em BGP na Internet, o caminho para só IPv6 no datacenter, entre outros trabalhos. 

 

Sobre o LACNIC  

As reuniões anuais do LACNIC são um convite para fazer networking entre as centenas de participantes e uma excelente oportunidade para conhecer as últimas novidades técnicas. No caso do Brasil, haverá tutoriais sobre o uso do RPKI e IRR para a operação de redes, como fazer uma boa engenharia de tráfego em um IXP, segurança de roteamento BGP - RPKI modo delegado / Krill e redes só IPv6.  

Finalmente, o grupo de trabalho de medições da Internet do LACNIC vai apresentar uma nova medição sobre a conectividade na América Latina baseada no comportamento do tráfego mediante o uso de traceroutes.