eduroam bate a marca de 6,4 bilhões de autenticações no mundo em 2022

- 23/03/2023

Nem parece que há mais de três anos o mundo conhecia os efeitos da Covid-19. Naquele momento em que aeroportos eram fechados, salas de aulas foram esvaziadas e o trabalho que era feito no escritório passou a ser feito de casa, o número de acessos do eduroam diminuiu, inevitavelmente. Felizmente, pós-pandemia, um contraste positivo! Recentemente, o eduroam bateu a marca de 6,4 bilhões de autenticações registradas. O número de 2022 representa um aumento de 70% em relação a 2021.

O eduroam é uma rede global de acesso sem fio (Wi-Fi) seguro e distribuída em todo o mundo, presente em mais de 100 países, criada para atender às necessidades acadêmicas. Ele permite que os usuários de instituições de ensino e pesquisa usuárias se conectem à internet em qualquer campus, instituição afiliada ou até ambientes públicos, como bibliotecas, cafeterias, aeroportos, praças, estações de metrô e shoppings, usando suas credenciais de login domésticas, sem a necessidade de configurar uma nova conexão Wi-Fi em cada local visitado. 

O Brasil segue no posto de país como maior rede eduroam do mundo, em número de pontos de acesso. Um total de 3.575 localidades espalhadas pelo país tem o sinal do Wi-Fi acadêmico disponível para estudantes, pesquisadores e professores. Em 2022, foram computadas 31.761.992 autenticações no país e 623.224 usuários foram conectados pela rede sem fio. No Brasil, o eduroam é operado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).