CTIC participa do ICT 2018 na Áustria

- 10/01/2019

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Viena (Áustria), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) participou do ICT 2018, considerado o maior evento promovido pela Comissão Europeia em TIC. Com público de mais de 5,5 mil pessoas, o objetivo do ICT é discutir as prioridades da União Europeia (UE) no processo de transformação digital da sociedade e da indústria.

A participação do CTIC no ICT 2018 foi voltada para a divulgação das cooperações internacionais entre Brasil e UE. Além de um estande na área de exposições do ICT, os representantes do CTIC também fizeram uma apresentação em uma das seções do evento, que abordou o histórico da cooperação, o modelo de seleção e, ainda, uma dinâmica para entrosamento da plateia de brasileiros e europeus (networking session), incentivando-os a cooperação.

“Identificamos e conversamos com centenas de interessados em participar nos projetos das chamadas coordenadas Brasil-União Europeia. Outros países, como Japão e Austrália, também demonstraram interesse na cooperação com o Brasil”, comemora Wanderson Paim, do CTIC.

Confira as gravações das palestras do ICT 2018.

Sobre a Cooperação BR-UE em TIC

Os projetos executados em cooperação entre instituições brasileiras e europeias no âmbito das Chamadas Coordenadas são frutos de recursos da Lei de Informática, gerenciados pela Secretaria de Política Digitais (Sepod) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC). A RNP faz uso desses recursos, por meio dos Programas e Projetos Prioritários em TI (PPI), para coordenar os projetos e promover a cooperação de forma harmônica, buscando suportar o desenvolvimento e potencializar os resultados das pesquisas.