ConferênciaWeb ganha aplicativo para smartphones e portal com novas funcionalidades, confira

- 19/05/2023

Mais mobilidade, fluidez e facilidade no acesso por smartphones e tablets, com um app leve. Melhor experiência do usuário em um novo portal, mais robusto, responsivo e intuitivo. Agora, estudantes, professores, pesquisadores e outros membros da comunidade acadêmica podem usufruir de uma experiência ainda mais completa com os novos portal e aplicativo do serviço ConferênciaWeb da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Na palma da mão

Com o crescimento das aulas online, durante e após a pandemia, o uso do serviço por dispositivos móveis cresceu. Cerca de 35% dos usuários já optavam por acessar o ConferênciaWeb por celular ou tablet no lugar do desktop. Por isso, a necessidade de criar um aplicativo capaz de oferecer uma navegação fluida, rápida e fácil de usar. Um desafio nesse processo foi criar uma solução para que o app fosse leve, para "rodar" até nos dispositivos com menor capacidade de processamento e, assim, democratizar o acesso à plataforma. 

A novidade ainda tem como vantagem reconexão rápida e estável; minimização de problemas com baixa velocidade de conexão; e funcionamento em segundo plano, sem perda de qualidade. O app é nativo com o sistema operacional do usuário e está disponível para download para dispositivos Android e IOS. Vale destacar que o desenvolvimento do app contou com sugestões e insights de estudantes que participaram das edições da Campus Party de Goiás, em 2021, e São Paulo, em 2022, por meio de oficinas de Design Thinking e testes de protótipos promovidas pela RNP. 

Um portal ainda melhor

ConferênciaWeb

 

Já o novo portal foi enriquecido com recursos para melhorar ainda mais a experiência do usuário. Para começar, interface mais moderna e com nova identidade visual, que torna o acesso ao serviço mais rápido, simples e intuitivo. Ainda no front end, o layout também ganhou mais responsividade e, no back end, a melhoria foi na arquitetura, que se tornou mais moderna e escalável. Ou seja, em caso de alta demanda, o ConferênciaWeb continua estável, evitando indisponibilidade.  

No novo portal, ainda será possível vincular simultaneamente sua conta pessoal a mais de uma organização de ensino, ampliando as possibilidades de uso. Outra novidade que vai facilitar a rotina dos usuários é a integração com o Microsoft Outlook, que permite andamento de conferências diretamente do sistema da Microsoft, além de ter um sistema de gerenciamento de informações com e-mail, calendário e contatos. Por fim, o serviço abre fronteiras para alcançar ainda mais pessoas em todo o mundo ao habilitar o idioma espanhol, além do português e do inglês que já faziam parte do serviço.