Conecta Rede reforça propósito de impulsionar a transformação digital na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica durante a 47ª REDITEC

- 10/11/2023

Entre os dias 6 e 9/11, foi realizada, em Natal, a 47ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC) com a participação da equipe da RNP responsável pelo Programa Conecta Rede, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a RNP, que visa impulsionar a transformação digital na rede federal.
 
Pela segunda vez, a RNP marcou presença com um estande na área de expositores do evento, consolidando sua participação na divulgação dos serviços e soluções digitais disponíveis para apoiar a gestão das instituições. Durante o evento, a equipe teve a oportunidade de coletar feedbacks e compreender as necessidades daqueles que já aderiram e estão utilizando os serviços, visando promover uma evolução contínua e aprimorar constantemente sua oferta.
 
Os representantes das instituições puderam visitar o espaço do programa e conhecer o pacote de soluções que ele oferece para o desenvolvimento profissional e pessoal dos servidores e também para a modernização e maior eficiência das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os interessados já puderam fazer a adesão para passar a usufruir dos benefícios.

“A RNP é nossa parceira não é de hoje. Eu já estive no MEC entre 2003 e 2011, começamos lá e tudo que existe na Rede Federal construímos juntos com a RNP. Hoje, temos o Conecta Rede, que visa levar a digitalização para todos os processos dentro da nossa rede, institutos, campis e escolas. O programa está firme e forte, já fizemos novas encomendas e vamos levar tecnologia e conexão digital para toda a nossa rede”, ressaltou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/EMC), Getúlio Marques Ferreira.

Para a diretora de TI do IFSul e coordenadora-geral do Fórum Nacional dos Gestores de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (FORTI/CONIF), Carla Pires, o Conecta Rede “é uma das maiores oportunidades de construção conjunta de soluções para a rede e deve ser aproveitada ao máximo”.

Participação na programação
Dentro da programação da REDITEC, o programa promoveu três ações: a primeira foi uma palestra com o coordenador de Segurança da Informação e Privacidade da RNP, Rodrigo Facio, que abordou os serviços consultivos de segurança e privacidade desenvolvidos pela organização e disponíveis por meio do Conecta Rede.

A segunda foi a apresentação da meta do serviço de Consultoria Educacional, oferecido pela Escola Superior de Redes (ESR) e que está disponível para a Rede Federal por meio do Conecta Rede. A gerente acadêmica, Yve Marcial, explicou a oferta, que ajuda gestores de TI e de RH a otimizar os recursos investidos no desenvolvimento profissional das equipes e gerar resultados mais assertivos e alinhados com os objetivos das instituições.

Por fim, no último dia de evento, a RNP promoveu um workshop para a prospecção de novos serviços de TI a serem desenvolvidos e oferecidos dentro do programa, a partir da utilização da metodologia design thinking, facilitada pelo analista da RNP Pedro Henrique Pires, com a cocriação colaborativa dos gestores dos IFs, Cefet e Colégio Pedro II.

“É a segunda edição que participamos da REDITEC para dar transparência e divulgar as ações do programa Conecta Rede que estão em curso. No ano passado, estávamos ainda na fase de prospecção, mas agora já estamos em uma segunda etapa onde várias instituições estão fazendo a adesão e sendo priorizadas. Acreditamos que no próximo ano já estaremos trazendo resultados novos, pontos de melhoria e mostrando a importância desse programa na questão da transformação digital das instituições”, concluiu o gerente de projetos da RNP responsável pelo programa, Roosevelt Benvindo.