Com chips do Internet Brasil, alunos e famílias estão mais conectados à comunidade escolar

- 05/05/2023

Logo antes do fim do ano letivo de 2022, as primeiras escolas inscritas na Prova de Conceito, estágio inicial do Internet Brasil, receberam os chips neutros do programa, com 20Gb mensais em dados móveis. Passados pouco mais de três meses do pontapé inicial dessa iniciativa para promoção da inclusão digital no ensino básico, os primeiros efeitos já começam a ser sentidos.

Romildo Amarante, de 17 anos, foi o primeiro aluno de Juazeiro (BA) a receber um chip na cerimônia de entrega na escola Dom Avelar em dezembro do ano passado. À época, ele era aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e estava terminando o Ensino Fundamental no horário noturno. Agora cursando o Ensino Médio em uma escola estadual da cidade, Romildo diz que tem usado muito seu chip para trabalhos de pesquisa, mais intensos na nova etapa escolar. “Uso para assistir vídeos, fazer pesquisas, conversar por mensagem, para tudo”, comemora.

Antes mesmo do início do ano letivo, a diretora da antiga escola, Yandria Pereira, já havia notado uma melhora na comunicação com as famílias e os alunos, de dezembro para cá. “Percebo que o número de alunos e mães que pedem para ser inseridos nos grupos de mensagem tem aumentado. E atribuo isso ao recebimento do chip do programa Internet Brasil. Isso tem facilitado a comunicação com a comunidade escolar”, explica. Yandria também conta que, nas reuniões preparatórias com os professores, a equipe pedagógica da escola reforçou a importância de explorar ao máximo esse novo recurso à mão dos estudantes. “Estamos conscientizando os professores da importância de estarem fortalecendo e potencializando esse acesso à tecnologia, já que uma boa quantidade dos nossos alunos recebeu o chip”.

Do outro lado do Rio São Francisco, na cidade de Petrolina (PE), Ytala Dayane da Silva conta que a comunicação com a filha Lorena Karla, 10 anos, melhorou muito graças ao chip do Internet Brasil. “Agora ela está indo para a escola a pé, só com as coleguinhas. Então assim que chega na porta da escola, avisa que chegou, e eu fico menos preocupada”, diz a manicure.

INTBR2
Lorena Karla tem usado seu chip para ler livros, conversar com amigas e assistir séries.

E são muitos os usos que a estudante do 6° ano está fazendo do chip do celular. Lorena Karla tem lido mais livros. E agora acompanha melhor as conversas em casa. “Ela é muito curiosa. Então, se nos ouve conversar sobre um assunto que ela não entende, já pega o celular e vai pesquisar para saber do que se trata”, conta, orgulhosa, a mãe.

Instituído pela Lei 14.351/22, o programa Internet Brasil é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e é executado pela RNP.

Atualmente, a RNP se prepara para expandir a Prova de Conceito e disponibilizar mais chips para estudantes do Nordeste e também de Minas Gerais. Nesta etapa, até 10 mil estudantes da rede pública de ensino serão beneficiados.