Aplicativo VLibras vence prêmio internacional para cidades inteligentes

- 14/09/2018

O aplicativo VLibras, desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu o prêmio LATAM Smart City Awards 2018, na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa. O troféu foi entregue em cerimônia realizada em Puebla, no México, aos pesquisadores da UFPB, Guido Lemos e Rostand Costa.

Destinada para surdos, a suíte VLibras é um conjunto de softwares que traduz texto, vídeo e áudio para a Língua Brasileira de Sinais e beneficia cerca de 10 milhões de cidadãos do Brasil com algum grau de deficiência auditiva. A solução concorreu com 70 projetos sociais de toda a América Latina, sendo o grande vencedor na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”.

O prêmio LATAM Smart City Awards 2018 tem o objetivo de reunir e reconhecer os projetos de transformação mais inovadores da América Latina que tenham impacto favorável na inclusão, equidade, segurança, sustentabilidade e participação, em um esforço para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Este já é o segundo prêmio recebido pelo VLibras, oficialmente intitulado “Suíte VLibras: Tradutor Automático de Conteúdos Digitais para Libras, em Código Aberto e Distribuição Livre”. Em setembro de 2016, o Lavid/UFPB recebeu o prêmio Todos@web, na categoria Tecnologia Assistiva/Aplicativos, no Rio de Janeiro.

O projeto VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Informática (STI), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Universidade Federal de Paraíba (UFPB), através do Lavid. O laboratório recebeu o apoio do Programa de P&D da RNP, no período entre 2011 e 2015.

O resultado foi o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, chamado Suíte VLibras, responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais em português para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), tornando as informações disponíveis em computadores, dispositivos móveis e portais da internet acessíveis para pessoas surdas.

O projeto ainda permitiu a criação de um dos maiores dicionários de sinais do mundo, com mais de 13.500 sinais Libras, totalmente público e gratuito. Atualmente, o VLibras é utilizado em vários sites governamentais e privados, entre eles os principais sites do Governo Federal, Câmara dos Deputados e Senado Federal e já teve mais de 100.000 downloads das versões desktop e mobile.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CI/UFPB, com informações da RNP.