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Programa de Grupos de Trabalho 2018/2019

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O programa Grupos de Trabalho RNP (GT-RNP) foi lançado em 2002 com o objetivo de viabilizar a criação de projetos colaborativos (entre a RNP e grupos de pesquisa nacionais) que demonstrem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. O programa é coordenado pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, criada em 2001.

Cada GT desenvolve um projeto específico visando à proposta de criação de pilotos de produtos e serviços a serem avaliados e, eventualmente, oferecidos para os usuários da rede acadêmica nacional.

Desde 2005, os GTs começaram a ser divididos em duas fases de um ano de duração. Hoje, o sistema funciona da seguinte forma: na primeira fase, os grupos desenvolvem e demonstram um protótipo. Depois de avaliados seu desempenho e suas características, alguns desses protótipos são selecionados para a segunda fase. Nesta, os GTs devem desenvolver o protótipo apresentado, visando à implantação de um piloto a ser testado em um pequeno grupo de instituições. Após esta segunda fase, o piloto pode ser transformado em serviço da RNP ou disponibilizado como produto.

Cada GT-RNP é formado por pesquisadores de instituições públicas ou privadas (selecionados pela RNP) e por um ou mais pesquisadores da própria RNP. Sua estrutura é definida por um coordenador e uma equipe de assistentes. Instituições parceiras da RNP (universidades ou empresas) também participam das atividades, desde que considerados os critérios estabelecidos pelo coordenador do GT.

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Projetos selecionados Fase 2 2019

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GT-AMPTo

Autenticação multi-fator para Todos

Coordenação: Emerson Ribeiro de Mello (IFSC)

Coordenação Adjunta: Carlos Eduardo da Silva (UFRN), Michelle Silva Wangham (UNIVALI)

Foco tecnológico: Internet das Coisas

Parcerias: Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Como resultado dessa fase de piloto, espera-se ter uma solução que permita aos provedores de identidade (IdP) da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) oferecerem autenticação com dois fatores para seus usuários. A solução permitirá a cada usuário dos IdPs determinar se deseja habilitar a autenticação com mais de um fator e quais opções, dentro das seguintes, poderão ser ativadas e combinadas, como fatores extras de autenticação: Diálogo de confirmação; Senhas descartáveis (One-Time Password – OTP); e FIDO U2F. Adicionalmente, durante a fase piloto, espera-se que seja completado um produto mínimo viável (Minimal Viable Product - MVP) baseado no cenário de manifestação das credenciais do usuário para o controle de acesso físico com IoT. Deste modo, vislumbramos como resultado principal da evolução deste estudo de caso um MVP para uma solução de controle de portas inteligente baseado em NFC e FIDO UAF [Machani et al., 2014]. Tal solução, integrada à CAFe, será capaz de obter os atributos de usuários para serem utilizados nos mecanismos de controle de acesso baseado em atributos. Além disso, a solução proverá o gerenciamento de dispositivos (ex: portas e sensores) e de políticas de controle de acesso que controle os mesmos.

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GT-RAP

Registro, Autenticação e Preservação de Documentos Digitais

Coordenação: Guido Lemos (UFPB)

Coordenação Adjunta: Rostand Edson Oliveira Costa (UFPB)

Foco tecnológico: Blockchain e repositórios digitais

Parcerias: Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), Laboratório Telemídia (PUC Rio), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Pretende evoluir a abordagem baseada no uso de DLTs e repositórios ativos distribuídos para a autenticação e preservação de longo prazo de documentos digitais legais. Do ponto de vista tecnológico, um dos principais resultados deste trabalho é a criação de um ambiente para dar suporte, inicialmente, a um Serviço para Autenticação e Preservação de Documentos Digitais Acadêmicos, com potencial para adoção por diversas organizações educacionais, sejam públicas ou privadas. O serviço proposto oferece mecanismos que possibilitam sua integração futura com diferentes plataformas que fazem uso deste tipo de documento, como a Plataforma Lattes do CNPQ, utilizada para o cadastro de pesquisadores no país, o Sistema e-MEC, utilizado pelo INEP nos processos de avaliação do ensino superior no Brasil, a Plataforma Sucupira, utilizada pela CAPES no processos de avaliação da pós-graduação no Brasil e o SIGAA, sistema de controle acadêmico desenvolvido pela UFRN e amplamente utilizado por Instituições Federais de Ensino Superior.

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GT-MCU

Desenvolvimento de um MCU (Multipoint Control Unit) escalável e de baixo custo

Coordenação: Valter Roesler (UFRGS)

Foco tecnológico: Máquina virtual

Parceria: Mconf Tecnologia Ltda

Visa criar um MCU com os seguintes requisitos: funcionamento em software, em máquina virtual, de forma distribuída; escalável por meio de um gerenciador de escalabilidade, permitindo centenas de conferências simultâneas; baixo custo de implantação e de manutenção; e que tenha os principais recursos gerenciais de um MCU de hardware. 

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