Seções
Texto

Programa de PD&I Serviços Avançados 2013/2014

Texto

O Programa de Grupos de Trabalho (GT-RNP), principal fonte de criação de novos produtos e serviços da RNP e atualmente chamado de Programa de PD&I em Serviços Avançados, está estruturado em dois ciclos anuais (Fase 1 e Fase 2), cada um deles com uma duração de 12 meses.  

Fase 1- início em 2014 e término em 2015

Fase 2 - início em 2013 e término em 2014

Texto

Projetos selecionados Fase 1 2014

Texto

GT-PID

Plataforma IaaS Distribuída

Coordenação:  Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ)

Coordenação Adjunta: Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ) e Marcelo Gonçalves Rubinstein (UERJ)

Parcerias: UFRJ, UERJ, UPMC, UFF e RNP

O objetivo do GT-PID é a implementação de uma plataforma colaborativa que permita a laboratórios de pesquisa brasileiros a ampliação de suas capacidades de processamento. Combinando o backbone de comunicação da RNP com uma camada de virtualização em nuvem usando o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS), a ideia é que as instituições de pesquisa servidas pela RNP possam utilizar os recursos computacionais de todas as instituições em conjunto. O modelo possibilita a uma instituição específica ter acesso a muito mais recursos do que seria viável isoladamente, ao mesmo tempo em que reduz a ociosidade dos recursos computacionais globalmente. Diferente de um modelo de nuvem computacional comercial, os pesquisadores brasileiros terão acesso aos recursos de forma gratuita.

Mais informações

Texto

GT-TEI

Testbed para Espaços Inteligentes

Coordenação: Silvana Rossetto (UFRJ)

Coordenação adjunta: Bruno Oliveira Silvestre (UFG) e Noemi Rodriguez (Puc-Rio)

Foco tecnológico: Testbeds

Parcerias: UFRJ, UFG, PUC-Rio, RNP

As redes de sensores sem fio (RSSFs) são formadas por pequenos dispositivos de processamento, com capacidade de sensoreamento e comunicação sem fio. O avanço das RSSFs trouxe novas oportunidades e demandas para o desenvolvimento de aplicações voltadas para a construção de espaços inteligentes, exigindo a integração das RSSFs com a Internet. O desenvolvimento e a avaliação dessas aplicações requer o uso de ambientes de experimentação controlados que permitam conectar as RSSFs com outras subredes e reproduzir parte das suas características particulares, entre elas, interação direta com o mundo físico e recursos computacionais limitados. Neste projeto, propomos uma arquitetura básica para a construção de ambientes físicos de experimentação que permitam avaliar aplicações de sensoreamento nas quais parte da aplicação executa em nós sensores e outra parte executa em nós remotos em outras redes acopladas à Internet.

Mais informações

Texto

GT-CoLisEU

Grupo de Trabalho para Coleta e Análise de Experiência de Usuários

Coordenação: Cristiano Bonato Both (UNISC)

Coordenação Adjunta: Juergen Rochol (UFRGS)

Parcerias: UFF, RNP, UNISC e UFRGS

A qualidade de serviços e a experiência dos usuários é de extrema importância para a melhoria de redes sem fio. Por exemplo, serviços oferecidos pela rede sem fio EDUROAM, gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), poderiam ser aperfeiçoados através da coleta de informações dos dispositivos e usuários. Entretanto, soluções em prol da melhoria da rede e do serviço prestado para os usuários não são disponibilizadas. Neste documento propõe-se um grupo de trabalho chamado QoSEE que objetiva a criação de um sistema de coleta e monitoramento distribuído para analisar a qualidade de redes sem fio, utilizando os Pontos de Presença da RNP como infraestrutura para o encaminhamento dos dados. O sistema será baseado em quatro técnicas: (i) coleta de dados dos dispositivos e experiência dos usuários, (ii) computação em nuvem dos dados coletados, (iii) armazenamento e análise de grandes volumes de dados e (iv) técnicas de visualização dos dados coletados.

Mais informações

Texto

GT-IpêTeVê

Serviço de Televisão IP de Alcance Global

Coordenação: Marcelo Ferreira Moreno (UFJF)

Coordenação Adjunta: Marcio Ferreira Moreno (PUC-Rio) e Eduardo Barrére (UFJF)

Parcerias: Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação (LApIC)/UFJF, Laboratório de Mídias Digitais/Faculdade de Comunicação – UFJF, TeleMídia/PUC-Rio, ESR, UIT-T e RNP

IPTV é definido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) como serviço multimídia entregue sobre redes IP gerenciadas para suportar os níveis necessários de QoS/QoE. A UIT, líder em padronização na área, lançou recentemente seu testbed IPTV. Dado o atual portfólio de serviços multimídia da RNP e tal oportunidade de consolidação de sua competência, nota-se que a implementação de recomendações IPTV da UIT, aliada à integração da Rede Ipê ao testbed UIT, permitiriam atingir harmonização e alcance global para serviços de interesse, possivelmente extrapolando o cenário de plataforma de testes. Esta proposta de Grupo de Trabalho visa o desenvolvimento de tecnologias baseadas em recomendações UIT capazes de promover interoperabilidade em escala global ao potencial conteúdo IPTV da RNP.

Mais informações

Texto

GT-Plainc

Plataforma de Análise de Incidentes

Coordenação: Bruno Bogaz Zarpelão (UEL)

Coordenação Adjunta: Rodrigo Sanches Miani (UFU)

O crescimento da frequência e do impacto dos incidentes de segurança têm preocupado especialistas e autoridades em todo o mundo. Estes incidentes podem representar grandes prejuízos às organizações, já que soluções de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) têm sido cada vez mais utilizadas para atender demandas e serviços importantes e estratégicos. A análise dos incidentes de segurança pode levar a melhoria na percepção do problema, facilitando a criação de soluções. Neste projeto, é proposto o desenvolvimento de uma plataforma de análise de incidentes, que emprega redes neurais conhecidas como Mapas Auto Organizáveis para extrair conhecimento de conjuntos de incidentes, de forma a apoiar a tomada de decisões dos administradores de redes. Os relatórios gerados pela análise dos incidentes são apresentados aos administradores de rede de maneira amigável, na forma de mapas e gráficos.

Mais informações

Texto

GT-SiM

Sincronismo de Música em Rede

Coordenação: Carlos Eduardo Coelho Freire Batista (UFPB)

Coordenação Adjunta: Marcio Ferreira Moreno (PUC-Rio)

Parcerias: Laboratório de Vídeo Digital (LAVID) /UFPB, Laboratório TeleMídia/PUC-Rio.

Esse GT deseja analisar os principais aspectos técnicos envolvidos na realização de atividades de música em rede e construir mecanismos para manipulação de estratégias para transmissão de áudio com baixíssimo retardo. O Grupo de Trabalho desenvolverá uma plataforma de software para experimentação musical em rede, com mecanismos facilitadores para a composição, execução e reprodução de peças musicais que envolvem músicos e elementos musicais distribuídos geograficamente, interconectados através do backbone da RNP. A plataforma define mecanismos facilitadores para o estabelecimento de requisitos e restrições de sincronismo entre os elementos envolvidos em uma peça musical, cuja execução e reprodução utiliza múltiplos pontos remotos de entrada e saída de áudio.

Mais informações

Texto

Projetos selecionados Fase 2 2014

Texto

GT-ATER

Aceleração do Transporte de Dados com o Emprego de Redes de Circuitos Dinâmico

Coordenação: Kleber Vieira Cardoso

Coordenação Adjunta: Sand Luz Correa

Parcerias: COPPE/UFRJ, MARTIN/LNCC

A proposta tem como objetivo desenvolver e implantar um serviço para identificar fluxos de pacotes que transportam grande volume de dados e criar circuitos dinâmicos dedicados para enviá-los. Através desse serviço, os usuários da RNP que precisam transportar grandes volumes de dados de maneira confiável poderão fazê-lo em menos tempo.

Na primeira fase, o projeto concluiu o desenvolvimento de um protótipo plenamente funcional. Nesse protótipo, o usuário é capaz de definir regras efetivas ou de monitoramento, as quais permitem encaminhar tráfego através de circuitos dinâmicos ou apenas monitorar o fluxo de dados, respectivamente. Toda a interação do usuário com o protótipo do ATER pode ser realizada através de uma interface Web simples que permite, além da criação de regras, remoção de regras e monitoramento de estatísticas. Como administrador, um usuário pode também configurar e gerenciar todo o serviço ATER, realizando atividades como criação de contas, aprovação de regras e verificação de outros componentes do serviço - os RACEs. Além da interface Web, o projeto ATER também oferece uma API REST que permite que aplicações utilizem o protótipo de maneira automatizada. Para a segunda fase, a proposta do projeto tem dois objetivos principais: realizar testes com usuários pilotos na rede experimental CIPÓ e evoluir o protótipo para torná-lo mais robusto e escalável.

Mais informações

Texto

GT-VoA

Vídeo Sob Demanda como Objetos de Aprendizagem

Coordenação: Carlos de Salles Soares Neto

Parcerias:  LAWS/UFMA , LAVID/UFPB

Este projeto visa permitir a criação e exibição colaborativa de unidades de aprendizagem para ensino à distância como conteúdo multimídia interativo integrado ao repositório de vídeos do serviço de vídeo sob demanda da RNP. O projeto está dividido em duas etapas. Na primeira é proposto o desenvolvimento da ferramenta de autoria Cacuriá, para permitir que usuários finais enriqueçam tais vídeos com conteúdo adicional (imagens, áudio e textos) usando a estrutura de distribuição já existente. Cacuriá também gera documentos NCL (Nested Context Language), podendo ser usada na TV aberta ou em IPTV (seguindo recomendações do ITU-T). Na segunda etapa é proposto um software integrado ao serviço de vídeo sob demanda da RNP que torna transparente a exibição para o usuário do conteúdo multimídia interativo enriquecido.

Mais informações