ESR apresenta desafios do mercado de TI no 20º SCI

- 20/10/2014

Abrindo a série de bate-papos do 20º Seminário de Capacitação e Inovação da RNP (SCI), que começou nesta segunda-feira (20/10), a equipe da Escola Superior de Redes (ESR) mostrou os principais desafios do mercado de TI, os novos cursos e o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

O coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, detalhou, com a ajuda de colaboradores da RNP e de seus Pontos de Presença (PoPs), os top 10 problemas da TI em 2014, fruto de um levantamento realizado pela Educause, organização sem fins lucrativos, que visa promover o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação.

Em ordem decrescente, os pontos críticos foram: balanceamento entre agilidade, transparência e segurança; desenvolvimento de uma arquitetura de TI da empresa que possa responder às mudanças das condições e novas oportunidades; desenvolvimento de políticas de segurança para nuvem móvel e recursos digitais para a maioria da comunidade; fornecimento de suporte ao usuário móvel, na educação online, em nuvem e no ambiente BYOD (Bring Your Own Device); aumento da capacidade da organização de TI para a gestão da mudança, apesar das diferentes comunidades, necessidades, prioridades e capacidades; demonstração do valor de negócios de TI e como ela pode ajudar a instituição a alcançar seus objetivos; melhora dos resultados dos alunos através de uma abordagem que promova o uso estratégico da tecnologia; desenvolvimento de modelos de sustentabilidade dos serviços, apoiando a inovação e facilitando o crescimento; otimização do uso da tecnologia no ensino e aprendizagem em colaboração com a corpo acadêmico, incluindo a compreensão do nível adequado de tecnologia para usar; e contratação e retenção de pessoal qualificado, com a atualização de conhecimentos e habilidades da equipe atual.

Para Luiz Coelho, a lista mostra o quão importante é o tema capacitação. “Passamos o ano inteiro determinando os pontos relevantes para trazer aqui, são cursos pioneiros e inéditos”, garantiu, ao detalhar os oito cursos da semana, ligados a estratégias conduzidas pela RNP junto às organizações usuárias.

Na sequência, o coordenador da área de Governança e Segurança da ESR, Edson Kovalski, mostrou como a Escola tem apoiado as instituições. Ao apresentar os cursos do módulo de Governança, detalhou as trilhas de Governança, Segurança e Suporte, que possuem informações voltadas ao cumprimento dos acórdãos recentes, números 2585 e 1233, ambos de 2012, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Por fim, o coordenador de Suporte e Operações, Renato Duarte, apresentou o Ambiente Virtual de Aprendizagem, “ferramenta totalmente integrada com o sistema acadêmico da Escola Superior de Redes”. “Uma semana antes do evento, os alunos tiveram acesso prévio ao conteúdo das aulas. Passamos informações sobre eles aos instrutores, para estes preparassem um conteúdo mais personalizado”, destacou. “No final do evento, vocês vão poder acessar, com seu usuário e senha, o certificado de vocês. E dá para postar nas redes sociais, no LinkedIn, por exemplo, a URL para o certificado. Outra novidade: a aula realizada na manhã de hoje já está disponível no site da ESR”, comemorou.