Tical 2023 celebra 20 anos de RedCLARA e papel das redes para transformação digital

- 14/11/2023

Nos dias 13 e 14/11, a comunidade das redes nacionais da América Latina e Caribe se reuniu na Cidade do Panamá para a 12ª edição da Conferência Tical, organizada pela Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA). Este ano, o tema da conferência é "Pontes para a transformação", destacando o papel dessas redes na transformação digital do ensino, da pesquisa e da inovação. 

Na abertura, foi assinada uma declaração de intenções para a criação de uma rede acadêmica no Panamá, pelo diretor executivo da RedCLARA, Luis Eliécer Cadenas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Panamá, Eduardo Ortega Barría, o diretor executivo da CITEC-Panamá, Juan José Pimento, e o diretor da Autoridade Nacional para a Inovação Governamental do país, Alfredo Remon. 

Segundo Eduardo Ortega Barría, “a criação de uma rede no país permite o acesso equitativo à informação para a educação, a pesquisa científica e a inovação, com benefícios tangíveis à população”. 

O Tical 2023 também comemorou o 20º aniversário da RedCLARA. Na abertura do evento, o diretor executivo, Luis Eliécer Cadenas, compartilhou sua visão de futuro: "Queremos que em cada canto da América Latina, a atuação das redes acadêmicas nacionais seja significativa e transformadora", declarou o gestor. 

A sessão inaugural do primeiro dia do Tical abordou o tema Saúde Digital e Telemedicina, com a participação da gerente de Responsabilidade Social da rede do Equador (CEDIA), Gabriela Astudillo, e o representante da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) no Chile, Felipe Parada, da unidade de telemedicina da Universidade de Concepción (Chile). Neste país, está em operação dois Grupos de Interesse Especial (SIG): um para um modelo de competências em telessaúde, e outro para a criação de um Glossário Iberoamericano de Términos Essenciais em Telessaúde e Saúde Digital. 

O Tical 2023 também trouxe sessões sobre tendências tecnológicas para transformação digital, Inteligência Artificial e IoT para educação, iniciativas regionais, cibersegurança, plataformas digitais para educação e pesquisa e sustentabilidade. O evento recebeu o patrocínio da SheerID, Calriz (TD Synnex), Binário Juniper e Liberty Networks. 

RNP representa o Brasil em cinco apresentações 

No primeiro dia (13/11), durante o painel “Tendências tecnológicas para a transformação digital”, o gerente de Serviços da RNP, Gustavo Dias, apresentou o modelo de gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da organização, entre eles os projetos de e-Ciência, blockchain, smart campus, identidade digital, testbeds, 5G e 6G, e TV interativa.  

Na sessão sobre Iniciativas regionais, a gerente de Relacionamento Institucional da RNP, Beatriz Zoss, apresentou a experiência de relacionamento com a comunidade acadêmica no Brasil, ao lado das redes do Equador (CEDIA) e do Chile (REUNA). 

Já no segundo dia (14/11), João Guimarães apresentou o modelo do Centro de Operações em Cibersegurança (SOC), inaugurado em agosto de 2023 pela RNP, que está servindo como exemplo para a implantação de outras unidades nas demais redes latino-americanas.  

No painel sobre Inteligência Artificial, o gerente de Atendimento Integrado da RNP, Francisco Junior, compartilhou a experiência da RNP com o uso da IA generativa, o ChatGPT. Já o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes, mostrou para o público do Tical o portfólio de serviços e soluções digitais para a comunidade acadêmica no Brasil. 

Diálogo aberto de BELLA II e evento da EU-LAC 

No dia 15/11, acontece em paralelo o 3º Diálogo Aberto do projeto BELLA II, que visa expandir o ecossistema digital da América Latina e Caribe. Com o tema “O papel das universidades e das NREN na construção de um futuro digital viável, sustentável e impactante na América Latina e no Caribe (LAC)", o workshop reúne representantes regionais e chefes de cooperação de países europeus. 

Já nos dias 16 e 17/11, a RedCLARA e o CIEMAT, organização pública de pesquisa do governo espanhol, realizam de forma conjunta o evento “A transformação digital como facilitadora para melhorar a segurança alimentar e a transição para energia limpa".  

O tema foi um dos três selecionados pela Fundação Internacional EU-LAC, em sua 6º Convocatória Anual para Coorganização de Eventos, sobre assuntos relevantes para a associação birregional entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe. 

Saiba mais no site do evento.