Serviços da RNP impulsionam a educação a distância (EaD) no país

- 10/06/2019

A RNP vem transformando sua maneira de atuar junto às instituições clientes e os resultados, que já aparecem, são animadores. O relacionamento foi ampliado e, além do contato contínuo com a área de TI das instituições, estamos estreitando os laços e oferecendo serviços para os departamentos de educação a distância (EaD), que, na maioria dos casos, não conheciam a RNP.

O ponto de partida dessa nova abordagem foi o movimento de aproximação junto à UniRede, associação que reúne instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, universidades municipais, estaduais e federais que atuam na educação a distância (EaD). A partir de então, os integrantes da UniRede foram apresentados aos serviços que a RNP oferece e alguns passaram a utilizá-los para agregar valor às atividades por eles desempenhadas.

Apesar do curto espaço de tempo desde o início desde a ampliação do escopo de relacionamento, já temos um case de sucesso. Em 2018, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizou a integração entre o Portal Moodle e o Conferência Web e, a partir de então, os professores passaram a contar com diversos benefícios. Entre eles, a possibilidade de iniciar uma reunião diretamente, restringindo a participação a usuários autenticados no Moodle.

 “A integração garantiu autonomia aos professores. Estamos trabalhando também com a RNP no servidor de gravação das aulas para disponibilização aos estudantes que por algum motivo não consigam acompanhar ao vivo. Alcançamos algumas aulas pelo Conferência Web com mais de 150 usuários simultâneos. Anteriormente, esses alunos precisavam ir ao polo para acompanhar algumas atividades e, com a integração, o foi viabilizado o acesso ao conteúdo pelos computadores pessoais”, conta o diretor de EaD do IFSP, Paulo Evaristo.

Seguindo neste contexto dos serviços da RNP para educação, o analista da Diretoria Adjunta de Serviços (DAGSer) Mateus Oliveira passou a representar a organização em eventos e encontros que trazem à discussão a educação a distância. A primeira participação aconteceu no dia 24/4, no Centro de Referência em Educação a Distância do IFSP (DED-Cead), em São Paulo, que contou com representantes das equipes de EaD do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As instituições trocaram experiências e discutiram possíveis parcerias para novos projetos na área de educação distância.

Na sequência Mateus esteve presente no MoodleMoot, conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle, realizado nos dias 25 e 26/4, em São Paulo. Ele participou da mesa "10 anos de Moodle na EaD do IFSP: Avanços, desafios e perspectivas", apresentando as estratégias da RNP para disponibilizar o Moodle como serviço para a comunidade acadêmica.

Por fim, o representante da RNP participou do Seminário Regional UniRede Sul 2019, no dia 20/5, em Florianópolis. No evento, o analista de serviços apresentou a versão HTML5 do serviço de Conferência Web, cujo acesso é aberto a todas as instituições públicas cadastradas na RNP, seguida da experimentação da nova versão.

 “Essa aproximação com a comunidade de EaD está quebrando um paradigma na RNP. Historicamente conversávamos apenas com Gestores de TI, mas, agora estamos alcançando pessoas que realmente tem os problemas dentro das instituições, problemas estes que podem ser resolvidos com serviços da RNP.”, destaca Mateus Oliveira.