Serviço eduroam está disponível em 15 pontos de Porto Alegre

- 25/09/2014

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Empresa de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) e a RNP assinam, nesta sexta, 26/9, o 2º Termo de Ajuste ao Convênio UFRGS/Procempa/RNP, que formalizará a disponibilização do serviço eduroam, de acesso à rede sem fio segura na cidade de Porto Alegre para a comunidade acadêmica. Na ocasião, a capital gaúcha se tornará a primeira cidade da América Latina a oferecer o acesso ao eduroam em locais públicos para professores e pesquisadores, alunos e funcionários de instituições usuárias do serviço. A cerimônia será realizada no salão nobre do gabinete do Reitor, na UFRGS.

Os 15 locais que inicialmente já terão o serviço disponível são: Parque da Redenção, Avenida Ipiranga, Praça Quinze de Novembro, Avenida Princesa Isabel DEMHAB (Departamento Municipal da Habitação), Avenida Borges de Medeiros - SMOV e SPM (Secretaria de Obras e Viação e Secretaria do Planejamento), Parque Marinha do Brasil, Avenida Azenha (DMLU Departamento de Limpeza Urbano), Mercado Público, Usina do Gasômetro, Parque Marinha do Brasil (SME Secretária Municipal do Esporte), Largo Glênio Peres, Largo dos Açorianos, Praça Izabel a Católica, Viaduto Dom Pedro I e Praça da Alfândega.

“Esperamos que a disponibilização do eduroam em locais públicos de Porto Alegre se torne um case para outras cidades do Brasil com projetos e serviços de redes sem fio”, diz Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP. “Nosso objetivo é capilarizar essa iniciativa, ampliando assim a cobertura do eduroam”, completa.

O eduroam

Gerido e operado no Brasil pela RNP, o serviço oferece acesso sem fio seguro à internet para a comunidade acadêmica mundial e passou a ter mais de mil pontos de acesso no Brasil em 2014. Com isso, a América Latina passou a ser a segunda região do mundo com maior cobertura do eduroam, ficando atrás apenas da Europa, onde o serviço foi concebido.

Esse crescimento foi alavancado, em grande parte, pela liderança do Brasil no projeto ELCIRA (Europe Latin America Collaborative e-Infrastructure for Research Activities) as ações de implantação de federações de identidade e disseminação do eduroam na América Latina, projeto coordenado pela Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), com financiamento da Comunidade Europeia.

Os avanços obtidos pelo ELCIRA possibilitaram a formação de uma Confederação Latino-americana do eduroam para discutir as questões intrínsecas da região, assim
como encaminhá-las ao Comitê Global de Governança do eduroam (GeGC), entidade da qual o Brasil faz parte desde 2012, ano de lançamento do eduroam no país pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Com uma rede wifi segura, o serviço permite que seus usuários se conectem à internet em qualquer localidade que possua pontos de acesso do eduroam, sendo a autenticação realizada com as credenciais da instituição de origem do usuário. Dessa forma, basta que sua instituição seja usuária do serviço e ter o eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática. No Brasil, para ser uma instituição de ensino e pesquisa provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Aplicativo localiza pontos de acesso ao eduroam mais próximos

Para localizar a fonte mais próxima de acesso ao serviço, o aplicativo eduroam Companion oferece aos usuários de iOS e Android as localizações das instituições habilitadas para uso do serviço em todo o mundo. Exemplo: se um pesquisador holandês estiver na Usina do Gasômetro, conhecendo o ponto turístico poderá usar a rede wi-fi segura eduroam com seu login e senha da sua universidade, conectando-se automaticamente pelo celular.