RNP reforça parceria com Setec/MEC para impulsionar a transformação digital nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

- 17/11/2022

Uma cooperação cada vez mais robusta que acelere a transformação digital na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse é o grande objetivo da parceria entre RNP e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), fortalecida durante a 46° Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) 2022, realizada entre os dias 7 e 10/11, em Belém (PA).

“Faço questão de frisar a importância da RNP para a condução das atividades, especialmente na transformação digital das nossas instituições. Lembrando que estamos falando de 41 instituições, sendo 38 Institutos Federais, os dois Cefet, o Colégio Pedro II e mais de 650 unidades em todo o país. Então, temos grandes desafios e, para superá-los, especialmente na questão digital, a parceria com a RNP para nós é essencial. Criamos projetos e mecanismos que já facilitaram os processos das instituições. São características fundamentais que a RNP apresenta para uma atuação conjunta com a Setec: uma entrega de qualidade de serviços digitais para nossas instituições. Por outro lado, estamos trabalhando para que os recursos que estão indo para esses projetos entrem no fomento permitindo, assim, que os serviços sejam mantidos ao longo dos próximos anos”, destacou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Tomás Dias Sant’Ana.

Para o diretor-adjunto de Serviços, Luiz Coelho, a presença da RNP na Reditec foi fundamental para aproximar ainda mais a organização da Setec e fortalecer o diálogo sobre as necessidades digitais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Pela primeira vez, a RNP contou com um estande na área de expositores do evento, onde pôde reforçar a divulgação dos serviços e soluções digitais que estão à disposição para apoiar a gestão das instituições, além de ouvir os feedbacks e necessidades dos que já fizeram a adesão e os estão utilizando, a fim de promover uma evolução contínua.

Para o gerente de soluções responsável pela modelagem da parceria, Roosevelt Benvindo, acompanhar o evento Reditec foi muito importante em função da troca de experiências com os gestores dos Institutos Federais, formados por reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi. Nessa perspectiva, a RNP apresentou seus serviços e soluções e também ouviu os pontos de dores das instituições para a melhoria do ensino digital híbrido.

Com relação à capacitação, a Escola Superior de Redes (ESR) esteve presente para divulgar o serviço de Consultoria Educacional, que oferece estratégias de aprendizagem corporativas desenvolvidas de acordo com os objetivos e necessidades de cada instituição e para apresentar o Calendário de Turmas para 2023. Confira!

RNP na programação da REDITEC 2022

A RNP contou com duas inserções na programação do dia 8/11 da REDITEC. No início da tarde, o gerente de Soluções Roosevelt Benvindo, a analista de Negócios Manoela Albuquerque e o coordenador de Projetos da Unidade Serviços Digitais Especializados, Claudio Cunha, destacaram as principais melhorias da Plataforma For e seus módulos de PDI e Risco, em especial adequação à LGPD, alterações na segurança de acesso, responsividade para utilização em tablet e celular, plataforma em nuvem, capacitação com certificado pelo ENAP e equipe especializada para atender chamados.

Mais tarde, foi a vez do gerente de Serviços Rodrigo Azevedo falar da nova solução de Backup, que garante a segurança e a disponibilidade dos dados, assegurando, também, espaço para a criação de uma cópia imutável de todos os dados sensíveis fora da instituição, o que garante a total integridade das informações.

O evento contou com a participação de mais de 800 gestores, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais de campi das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Veja mais sobre a participação da RNP na Reditec 2022 no vídeo: