RNP reforça colaboração internacional em serviços avançados, computação em nuvem e livro digital aberto

- 11/04/2023

Há algum tempo, a RNP tem expandido sua atuação internacional para além da presença em eventos de redes acadêmicas estrangeiras. A participação ativa em comunidades de TI está abrindo uma nova vertente da organização como exportadora, tanto de tecnologia de desenvolvimento de software quanto de conhecimento para seus pares e parceiros de fora do país.

“A integração internacional da RNP como rede acadêmica sempre foi importantíssima para trazer novos conhecimentos, interagir com os grupos internacionais e também levar nossos conhecimentos para fora. Essa interação tem gerado frutos muito interessantes, tanto na evolução de soluções e serviços quanto em discussões no âmbito internacional sobre evolução de infraestrutura de redes, as próprias redes acadêmicas, questões de modelo de negócios e oportunidades. Isso é importante para um posicionamento da organização como contribuidora, levando seu conhecimento e também trazendo em prol das nossas instituições do Sistema RNP. É um trabalho perene realizado por diversas áreas e diretorias e que vem se intensificando nos últimos anos no âmbito mais gerencial, de gestão de serviços e P&D , mas também em âmbitos técnicos, o que vem abrindo outras possibilidades e contribuindo para uma comunidade internacional de software livre, com código, conhecimento, devolvendo os benefícios para toda a comunidade acadêmica no mundo”, ressalta o diretor de Serviços e Soluções da RNP.

Entrega da nova interface do Filesender
A partir da aproximação do grupo de desenvolvedores do Filesender, em meados de 2022, a organização passou a colaborar ativamente para a evolução do serviço. A ideia era devolver para comunidade aquilo que a RNP já tinha desenvolvido internamente para melhoria do uso do produto no Brasil. No entanto, ao perceber que a entrega não era tão generalizável, a organização passou a apoiar na implementação da nova interface e arquitetura.

“Fomos muito bem recebidos! A gente mostrou pra eles que temos uma capacidade de engenharia de software bastante sofisticada, algo que eles têm bastante dificuldade, porque têm poucos desenvolvedores e pouca capacidade de melhorar a codificação. Trabalhamos com eles no foco da versão 3 do serviço, que é ter uma nova interface com o usuário. A entrou na etapa do processo de UX e inclusive respondeu pesquisas sobre o uso da ferramenta. A primeira entrega deve ser apoiá-los no desenvolvimento dessa nova interface a partir do trabalho de UX que acabaram de terminar. Nosso objetivo nesse momento é chegar no próximo TNC, evento da Geánt em junho, com essa nova interface implementada, que vai ser, provavelmente, toda feita pelo nosso time. Vai ser uma grande entrega da RNP, mudando significativamente a realidade do Filesender, coisa que eles não teriam braço fazer a tempo do TNC. Estamos começando a fazer, em paralelo com eles, um desenho de uma nova arquitetura. Está sendo um aprendizado para nós trabalhar com a comunidade e estamos seguindo com modificações iniciais incrementais, um desenho de uma arquitetura mais nova, atualizada para um Filesender do futuro, com esteira, kubernets, uma série de opções interessantes em relação à arquitetura atual, que é um pouco antiga, desenvolvida há bastante tempo”, conta o gerente de Arquitetura e Sustentação para Clientes, Sérgio Leal.

  • O Filesender é um serviço que viabiliza, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web, disponível gratuitamente para as Organizações Usuárias do Sistema RNP.

Referência em conhecimento sobre nuvem
Durante participação no evento Internet2 Technology Exchange, em Denver, em dezembro de 2022, profissionais da RNP perceberam que poderiam contribuir com a experiência em migração de softwares para a nuvem com a comunidade da rede acadêmica norte-americana. Após interação com os responsáveis, a organização foi convidada para realizar uma apresentação em fevereiro deste ano.

Nuvem


“Mandei um e-mail para eles e, em um primeiro momento, sugeriram que fizéssemos a apresentação dentro da reunião que eles têm da comunidade. Depois, eles viram que seria mais interessante ainda se fosse uma reunião exclusiva para mostrar nosso trabalho. Foi uma reunião que teve quase 40 universidades dos EUA, que foram lá só para ver a nossa apresentação, assistir o que tínhamos a falar. Após uma breve abertura sobre a RNP, dividimos em três blocos: 1 - Descrevendo nosso modelo de inovação. 2 - Quais os componentes que utilizamos hoje. 3 - Como seria um caso de uso para uma universidade utilizando essa tecnologia. Foi muito interessante e eles gostaram de ver. Uma coisa que estamos discutindo que deixou eles muito interessados é, possivelmente, transformar o que já construímos em software livre. Todo mundo que a gente fala fica muito interessado”, afirma Sérgio.

Livro digital aberto
Trabalhando desde 2021 no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Digital, a RNP escolheu uma série de produtos abertos ofertados pela organização francesa EDR Labs para serem usados na solução que irá disponibilizar os livros digitalmente. A fim de promover uma aproximação que gere benefícios para ambos os lados, as organizações estão firmando uma parceria.

PNLD Digital


A partir dela, a RNP poderá oferecer os mesmos produtos para outros clientes que não estão no PNLD. Por exemplo: se uma universidade quiser criar uma biblioteca digital, a mesma base pode ser usada, levando em conta que o livro pode ser vendido ou emprestado. Um aluno pode utilizar em um semestre para determinada matéria e, depois, devolvê-lo para que outro use no período seguinte. Tudo isso com a universidade comprando apenas uma cópia, o que resulta em economicidade. 

Com relação ao arcabouço legal em torno do livro digital, a EDR Labs disponibiliza uma solução de DRM que protege a propriedade intelectual, garantindo uma estrutura segura para os autores.

A partir da formalização da parceira, a RNP se tornará o principal case da EDR Labs por conta da grandeza do PNLD Digital. 

“Durante o processo de construção do Livro Digital esbarramos em uma enorme dificuldade. Somente um fornecedor ofertava a solução de DRM (Digital Rights Management) e por um valor que seria inviável para a projeto. Neste sentido, encontramos na cooperação internacional e na adoção do software livre um caminho muito interessante que viabilizou a entrega de valor para o cliente. Como resultado, além da viabilização do livro digital para FNDE, evoluímos o produto e poderemos devolver para a comunidade. A integração internacional tem nos fortalecido e nos provado à pensar de maneira diferente", afirma o diretor-adjunto de Serviço Digitais Especializados, Marcello de Jesus.

Apresentações no TNC23
Em paralelo às entregas e parcerias internacionais, a RNP continua marcando presenças em eventos internacionais das redes acadêmicas pelo mundo, procurando contribuir com a experiência adquirida no Brasil. No TNC23, realizado pela Geánt, não será diferente!

TNC23


Das inserções da organização na programação do evento que acontecerá na Albânia, entre os dias 5 e 9/6, uma irá tratar sobre o case da campanha de conscientização em segurança da informação realizada no Ministério da Defesa (MD). O especialista em Segurança Rodrigo Facio irá contar sobre a iniciativa que foi baseada em gamificação e gerou resultados importantes para os colaboradores do Ministério.

“Como os resultados obtidos no projeto foram satisfatórios tanto para o Ministério da Defesa como para a RNP, evoluindo o serviço para a comunidade, isso nos motivou a compartilhar estes resultados com outras redes acadêmicas, que através de eventos como o TNC, atingem diretamente suas instituições clientes. Foi uma grande realização termos conseguido aprovação e a oportunidade de poder estarmos juntos com as instituições europeias e demais regiões que farão parte do encontro”, afirma Facio.

Outra apresentação será feita pelo gerente de Arquitetura e Sustentação para Clientes, Sérgio Leal, e abordará o modelo utilizado pela RNP para conseguir reduzir os custos de migração para nuvem a partir da criação de um ambiente de concorrência entre os fornecedores.

O especialista em Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP Paulo Lopes também participará do evento representando a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) na sessão de trabalho visando a promoção da Saúde Digital nas Redes Acadêmicas, na qual serão apresentadas propostas de cooperação entre América Latina e União Europeia, considerando o BELLA/BELLA II, e oportunidades de fundos. Ao final da sessão, será buscado um consenso de recomendações para um programa de cooperação (BELLA-Health).