RNP recebe menção honrosa como parceira da Capes (MEC)

Categoria
- 18/11/2014

O dia 14 de novembro de 2014 entrou para o calendário de datas especiais para a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A organização recebeu menção honrosa de agradecimento pelo trabalho e parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação (MEC), responsável pela qualificação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, pela autorização de novos mestrados, acadêmicos e profissionais, e doutorados, e a avaliação dos programas já existentes.

A homenagem foi feita durante a cerimônia de renovação dos contratos para 2015 do Portal de Periódicos da Capes, biblioteca virtual que reúne conteúdo de alta qualidade, provido por associações científicas internacionais e editoras como Thomson Reuters, Elsevier, Dot.lib, EBSCO e Cengage Learning, entre outras.O evento foi realizado na sede da Organização para  Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris, França.

Em representação à RNP, o diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho, recebeu um certificado comemorativo de reconhecimento das mãos do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães. Dentre as iniciativas que a RNP coordena, está o programa de Soluções Digitais para Educação, que tem como objetivo aplicar tecnologias de redes avançadas no atendimento às políticas públicas da área de educação, coordenadas pelo MEC e operadas por suas agências, como a Capes e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2009, a RNP criou uma ferramenta de busca integrada ao acervo do Portal de Periódicos da Capes e, até hoje, faz todo o acompanhamento técnico do portal.

Durante o evento, o presidente da Capes ressaltou o crescimento do portal e seus impactos no mundo acadêmico: a evolução do Brasil, do 24º lugar para o 13º lugar, no ranking da produção científica internacional, nos últimos dez anos. Atualmente o Portal de Periódicos da Capes disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil um acervo com mais de 36 mil periódicos e 250 mil livros eletrônicos. Também oferece 130 bases referenciais, 12 bases de patentes (invenções certificadas), além de enciclopédias e obras de referência, estatísticas, normas técnicas, bancos de teses e dissertações, e conteúdo audiovisual.