RNP realizará seminário online sobre backup e ransomware

- 20/06/2017

Na próxima quarta-feira (28/6), das 15h às 16h, (horário de Brasília), o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP realizará mais um seminário online sobre segurança da informação, desta vez com o tema “Backup: o
básico cada vez mais essencial”. A palestrante convidada é a analista do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.Br), Miriam von Zuben.

O objetivo é alertar para a importância de se manter cópias de segurança diante do número crescente de ameaças atuais que podem comprometer ou indisponibilizar dados de usuários, como por exemplo o ransomware – tipo de código malicioso que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate.

De acordo com a especialista, apesar de ser uma boa prática de proteção de dados bastante antiga, o ransomware tornou a necessidade de se fazer backup ainda mais atual. “Há grande quantidade de instituições conectando seus equipamentos à internet sem preocupações mínimas com segurança e com os usuários concentrando informações pessoais em dispositivos com capacidade limitada de armazenamento”, afirma von Zuben.

Além de reforçar a necessidade de fazer cópias regulares, o webinar abordará questões como a periodicidade com a qual os dados devem ser copiados, como eles devem ser armazenados, quais as opções existentes e os cuidados extras que os usuários devem tomar ao optar por usar serviços na nuvem.

A palestra ainda tratará da importância de ter uma política de backup efetiva e de realizar testes de recuperação, uma vez que os usuários podem descobrir que os backups estão com problemas, justamente quando eles são mais necessários.

A transmissão do seminário online é aberta ao público. Para se inscrever, acesse aqui.