RNP participa da celebração de 22 anos do Portal de Periódicos da CAPES

- 13/12/2022

A RNP esteve presente na celebração dos 22 anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizada no dia 29/11, na sede da instituição, em Brasília. O diretor-adjunto de Soluções, Cláudio Silva, participou da mesa-redonda que abordou o tema “Os desafios e as perspectivas da comunicação científica diante das transformações nos modelos de negócio” e falou da importância da longa parceria entre RNP e CAPES para a evolução do portal desde a sua criação.

“Para a gente, RNP, é uma satisfação sempre, pela parceria, pela continuidade que a gente tem ao longo dos quase 15 anos juntos. Desde 2007, a gente está tratando sobre evolução tecnológica, tratando sobre alguns temas que até eram vanguarda com relação ao assunto que é tratado hoje, que é a transformação digital. E o Portal de Periódicos já estava à frente disso, sempre foi referência, não só no modelo de negócio, mas também referência nessas temáticas tecnológicas, na forma como disponibilizava os acessos. Lembro de vários eventos, locais que fui e que o Portal de Periódicos era tratado como um case mundial. Apresentamos em alguns eventos internacionais, como funcionava, o modelo, a complexidade de distribuir conteúdo científico em um país como o nosso, com todas as dificuldades e mesmo assim, a gente garantia a inclusão social, de conteúdo, nas comunidades menos favorecidas. Então, realmente, é um privilégio participar desse evento, dessa discussão e celebração”, afirmou Cláudio, que fez uma apresentação focada no valor do Portal de Periódicos dentro do contexto da transformação digital.

Assista à apresentação na íntegra (a partir de 1h58’).

Também participaram do encontro: Flávia Bastos, coordenadora-geral de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Eliseo Reategui, professor do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e Judy Brady, gerente regional para Europa, Oriente Médio, África e América Latina do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos dos Estados Unidos (IEEE).

*Com informações da CGCOM/CAPES.