RNP participa da 8ª edição do Tical na Colômbia

Categoria
- 11/09/2018

Com o tema “Transformação digital em instituições de ensino superior, ciência e cultura”, a 8ª edição da Conferência Tical e o 2º Encontro Latino-Americano de e-Ciência reuniram mais de 350 membros das comunidades acadêmicas da América Latina, nos dias 3 a 5/9, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

Realizados de forma conjunta pelo segundo ano consecutivo, os dois eventos somaram 56 exposições de trabalhos, além de palestras, painéis, mesas de discussão e panelistas internacionais, como o especialista em Big Data Martin Hilbert, da Universidade da Califórnia, e o diretor de TI da Universidade Deakin, na Austrália, William Confalonieri.

Seis artigos de autores brasileiros foram selecionados para se apresentarem nas duas conferências. Um deles, submetido pela RNP, faz um mapeamento de serviços para suporte à e-Ciência ofertados por universidades, redes acadêmicas, serviços nacionais de dados e centros de computação no Brasil e exterior.

Veja a lista completa dos trabalhos selecionados para o Tical 2018

A RNP ainda participou da programação com a palestra do diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, e por meio de reuniões paralelas, como a do Comitê Latinoamericano do eduroam (CLATe). Segundo Grizendi, que palestrou sobre o papel da RNP na transformação digital das universidades brasileiras, o Brasil teve participação expressiva no evento. "Foi uma semana intensa e a participação brasileira contribuiu certamente para o seu sucesso", declarou. 

As instituições de educação superior do Brasil foram representadas pelo reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, e por membros da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE).

Durante o evento, a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), assinou um memorando de entendimento com a Internet Society América Latina e Caribe (ISOC) para potencializar a colaboração entre as duas entidades. Entre as ações contempladas, estão a colaboração em workshops, conferências, seminários de capacitação, execução de projetos e a campanha do Manifesto de Roteamento Seguro na Internet (MANRS). Leia mais

A 8ª edição de Tical e o 2º Encontro Latino-Americano de e-Ciência foram uma realização da RedCLARA, da rede acadêmica da Colômbia (RENATA) e do projeto Building the European Link to Latin America (BELLA), com o patrocínio da Microsoft, da Internet Society (ISOC), Alcatel-Lucent Enterprise Latam, Huawei, C&W Business, Telxius, Canvas e Amazon Web Services (AWS).

Para saber mais, acesse: http://tical2018.redclara.net.

Fonte: RedCLARA e RENATA, com informações da RNP.