RNP participa da 70ª reunião anual da SBPC em Maceió

Categoria
- 02/08/2018

Entre os dias 22 e 28/7, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou da 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”, o evento reuniu mais de 12 mil visitantes.

A RNP levou um estande à ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Nesse espaço, pesquisadores do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram demonstrações com a plataforma RELLE, que cria laboratórios remotos para experimentos em áreas como física, biologia e robótica.

A plataforma tem o objetivo de potencializar o aprendizado de alunos, dentro e fora da sala de aula, e resultou do Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel (GT-MRE), um dos participantes dos Programas de P&D da RNP. "Os visitantes tiveram a possibilidade de ver como funciona na prática um experimento remoto e como ocorre a interação entre o laboratório e o usuário", explicou o pesquisador do RExLab, Lucas Mellos.

No dia 23/7, os desafios para a consolidação do modelo das organizações sociais foi o tema da mesa-redonda que reuniu o diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho; o ex-ministro de CT&I Marco Antonio Raupp, atual diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos; o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), José Roque da Silva; o advogado Rubens Naves; e o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, na Faculdade de Medicina da Ufal.

No dia 24/7, a diretora de P&D da RNP, Iara Machado, foi palestrante no pavilhão do MCTIC na ExpoT&C e apresentou o tema Ciberinfraestrutura para Ciência, com os recursos e serviços oferecidos pela RNP em apoio à pesquisa, como o ambiente de experimentação Fibre, para o ensino de redes e novas arquiteturas de internet.

Para mais informações, acesse o site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/.