RNP participa da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

- 18/10/2023

Nesta terça-feira (17/10), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou a cerimônia oficial de lançamento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. O evento, considerado o maior em popularização da ciência no país, acontece este ano de 16 a 22/10, com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", alinhado à Agenda 2030 da ONU. 

A solenidade de abertura contou com a presença da ministra Luciana Santos, do MCTI, do ministro da Educação, Camilo Santana, do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, da ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, além de diversas autoridades, pesquisadores, estudantes e convidados. 

Na ocasião, a ministra Luciana Santos anunciou o investimento de R$ 100 milhões em ações de popularização da ciência em 2023.  

Também no dia 17/10, foi inaugurada a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, organizada pelo Ministério da Educação. Neste evento, a RNP participou de uma mesa sobre “Educação, Inclusão e Capacitação”, com a apresentação da analista de Serviços Mirella Honório sobre a plataforma AprendaMais.  

Na SNCT, a RNP está presente no evento em Brasília com um estande no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, levando informações sobre seus serviços e soluções para apoiar a educação e pesquisa no Brasil. 

Um dos projetos em destaque é o Conecta Rede, do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a RNP, para modernizar a capacidade tecnológica e apoiar o processo de transformação digital dos Institutos Federais (IFs) e demais instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

A SNCT promove atividades em todo o país até 22/10. Confira a programação no site. 

Fonte: MCTI