RNP compartilha estratégia para os próximos 10 anos no Encom 2023

- 29/03/2023

O Encontro com Fornecedores e Parceiros da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) chega à sua 10ª edição nesta quarta-feira (29/3) em Campinas (SP), pela primeira vez em formato presencial após três anos. Com o tema "Compartilhar para somar", o evento apresentou as estratégias da RNP de curto, médio e longo prazo para que as empresas parceiras descubram novas oportunidades de negócios com o ecossistema de educação, pesquisa e inovação no Brasil.

Na abertura, a programação do evento trouxe as diretrizes estratégicas de três projetos da RNP: Internet Brasil, Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS) e Serviços de Testbeds. Segundo o gerente do projeto Internet Brasil, Helder Vitorino, aproximadamente 10 mil chips serão distribuídos e validados este ano e a estimativa é a disponibilização de até 770 mil chips para alunos da rede pública de ensino ao longo do programa.

Oportunidades em infraestrutura

Já o gerente do projeto Norte Conectado, que faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), Oswaldo Alves, anunciou que após o lançamento da Infovia 00, que interligou Macapá (AP) a Santarém (PA) por via subfluvial, outras infovias ainda serão lançadas na região Norte, sendo a Infovia 01 a mais recente, conectando Santarém a Manaus (AM).

Na região Nordeste, há oportunidades de parcerias para permutas, construção conjunta de redes metropolitanas e trechos de longa distância para a expansão de infovias estaduais em diversas cidades. No Maranhão, destaca-se o projeto de conexão ao Centro de Lançamento em Alcântara (CLA), conectando a base espacial a São Luís por cabo submarino.

Este ano, a RNP também apoia o Ministério das Comunicações (MCom) na execução do projeto Cidades Conectadas, contemplando 37 municípios em 15 estados. Pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto piloto Escolas Iluminadas oferecerá conectividade em escolas em localidades remotas e sem energia, com fornecimento de solução de energia renovável.

Parcerias que geram valor

Em um painel de bate-papo, os diretores executivos da RNP compartilharam com o público do Encom 2023 as estratégias da organização para os próximos dez anos.

“Percebo que está havendo uma mudança de paradigma no mundo das redes. Estamos vivendo um tsunami que vem de tempos em tempos”, afirmou a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Iara Machado, referindo-se às redes abertas e programáveis.

Esta é a base do projeto OpenRAN@Brasil, que desenvolve um ambiente de experimentação para a criação de novas aplicações em 5G, previsto para agosto deste ano. “Teremos uma rede OpenRAN para experimentação no Brasil, aberta para todos, não apenas para pesquisa, mas também para empresas interessadas”, anunciou Iara.

Ainda sobre 5G, o diretor de Engenharia e Operações Eduardo Grizendi anunciou a criação de um modelo de rede móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), para compartilhamento de infraestrutura, que beneficie a comunidade de ensino e pesquisa no Brasil.

Sobre oportunidades no setor de computação em nuvem, o diretor de Serviços e Soluções, Antônio Carlos Fernandes Nunes, apresentou o case do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja primeira edição de 2023 contou com o apoio da RNP, e contabilizou mais de 2 milhões de inscrições. Outra oportunidade de parceria é o NasNuvens, portal de soluções em nuvem da organização.

O evento ainda contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio Meirelles, que apresentou o projeto de tornar a universidade um hub internacional de desenvolvimento sustentável, com foco em transição energética. “Nós da Unicamp, queremos ser um player em inovação e já o somos. Queremos a RNP como parte desse projeto”, declarou o reitor.

Confira a programação completa no site do evento.