RNP, CNPq e IBICT divulgam resultado do edital para incubação de repositórios de dados de pesquisa

Após o lançamento de chamada aberta convidando instituições de pesquisa brasileiras para a implantação de seus repositórios institucionais de dados de pesquisa, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) anunciam o resultado do edital.

De 13 propostas recebidas, quatro instituições foram selecionadas: 

- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
- Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)

As instituições receberão apoio na criação de seus repositórios de dados de pesquisa, por meio de ações de capacitação e transferência de conhecimento, durante um período de incubação de nove meses. O aprendizado deverá beneficiar essas instituições como um todo, em especial as bibliotecas de ensino e pesquisa, que são o público-alvo da chamada.

Sobre o acordo tripartite para Ciência Aberta

A iniciativa surgiu a partir da cooperação previamente existente entre IBICT e RNP no âmbito do Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto, que teve como objetivo estabelecer mecanismos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil e o compartilhamento de dados científicos.

Desde 2017, a RNP possui um acordo de cooperação com o IBICT para atividades de P&D e, nos últimos anos, vem trabalhando conjuntamente nas atividades do 4º plano de ação nacional (OGP). A ideia agora é somar forças com o CNPq, que também está estruturando seu repositório de dados de pesquisa. O acordo ainda terá o apoio consultivo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, por meio da equipe do GT-RDP.

 

;