RNP apoia Capes no desenvolvimento do Programa de Governança Colaborativa da Informação da Pós-Graduação (GoPG)

- 23/08/2023

Na tarde de hoje, 23/8, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, foi realizado o lançamento do Programa de Governança Colaborativa da Informação da Pós-Graduação (GoPG), que tem como objetivo a integração de sistemas acadêmicos, científicos, tecnológicos e de inovação relacionados à pós-graduação, além de oferecer ferramentas de gestão da informação e definição de padrões e serviços.

A RNP apoiou o desenvolvimento do programa que estabelece um conjunto de parâmetros mínimos de obtenção, organização e padronização do uso e disseminação dos dados relacionados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação stricto sensu (SNPG). A organização e a Capes seguem alinhados em uma cooperação para a construção de soluções tecnológicas para facilitar o intercâmbio de dados e a implementação de políticas públicas para a melhoria da pós-graduação no Brasil e ampliação dos benefícios para a sociedade.

Participaram da cerimônia de lançamento do GoPG a presidente da Capes, Mercedes Bustamente, o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do MEC, Fabio Campelo Ribeiro, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o diretor de Avaliação da Capes, Paulo Jorge Santos e o diretor de Tecnologia da Informação da Capes, Adi Balbinot, Junior.

“Acho que esse sistema ou programa, como preferirem, que é lançado hoje parece um grito de torcida: ‘GoPG’! E tem tudo para dar certo. Acho que tem uma ponta do SNPG essencial que são nossos coordenadores e pró-reitores dos programas de pós-graduação da Capes.  Espero que um sistema como esse realmente facilite a vida desses atores que são essenciais, melhore a qualidade da nossa informação e dê um retorno também para a sociedade. O Sistema Nacional de Pós-Graduação cresceu, se diversificou, se interiorizou, mas precisa se interiorizar mais, se internacionalizou, mas precisa se internacionalizar mais, e, hoje, temos clareza que essa construção de 60 anos precisa seguir, mas em outros moldes. Não podemos repetir os passos do passado. Pra isso, esse sistema vai ser essencial, para nos ajudar a pavimentar, prospectar e entender como vamos caminha com esse sistema grande, complexo e tão necessário para o país. E muito importante que ele traga essas duas palavras: governança e colaborativo. É exatamente nessa interface entre a coordenação - a Capes - e as instituições que vamos pavimentar esse caminho da pós-graduação que queremos e que o país precisa”, ressaltou a presidente da Capes, Mercedes Bustamante em sua fala.

Para o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, o trabalho colaborativo na integração de sistemas é um movimento fundamental para superar os desafios impostos pela necessidade da interoperabilidade de dados.

“O GoPG é governança colaborativa e achamos que essa é a melhor forma, a receita certa para gerar valor público, porque é preciso construir simplicidade e eficiência para os atores desse sistema.  Ele também se apresenta como uma estratégia de como nós devemos enfrentar cenários que são complexos com processos e dados que, por natureza, são interdomínios, multiagências, transinstitucionais, todos os prefixos de desafios que se colocam nesse ambiente digital, nos quais que governança é fundamental. Achamos que vamos ter sucesso nessa nova etapa, nessa evolução, porque temos essa visão convergente, estamos trabalhando para reduzir os custos de transação entre os atores, estamos apontando para uma qualificação das decisões na área de pesquisa e esperamos que isso possa, também, aumentar o reuso qualificado de informações que naturalmente são distribuídas. Que possamos trazer esse conforto para todos nós que temos missões importantes na educação e pesquisa do Brasil. Parabéns a Capes pela visão estratégica, aos especialistas que fundaram essa ideia e que estão aprimorando e principalmente às universidades, que são as pioneiras e, em conjunto, estão qualificando essa visão que estamos lançando hoje”, destacou Nelson.

Já na visão do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do MEC, Fabio Campelo Ribeiro, o GoPG é um grande primeiro passo para a criação de uma plataforma nacional que reúna todos os dados de educação do país.

“Essa iniciativa é muito positiva e, de fato, a Capes sai na frente em relação a essa governança colaborativa que é fundamental pra que a gente consiga ter um ecossistema de dados de educação. Isso que estamos falando, da pós-graduação, é apenas um braço, enquanto MEC precisamos olhar para todos, para básica e superior também. Nós do MEC não vamos só apoiar como pretendemos acompanhar muito de perto para que possamos beber dessa água, aprender o que está sendo feito aqui pra levar experiência pra o que pretendemos, que é uma plataforma nacional de dados de educação, onde  a gente possa de fato constituir um ambiente que permite interoperabilidade”, afirmou.

Comemoração pelos dez anos da Sucupira
O evento também celebrou os dez anos da plataforma Sucupira, ferramenta desenvolvida a partir da parceria entre Capes e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que coleta informações e funciona como base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Desde 2019 a RNP apoia a atualização da solução, baseada em visitas a universidades para avaliar dificuldades e necessidades dos Programas de Pós-Graduação. A nova Sucupira atualizou tecnologias e usabilidade e novos painéis informativos serão, gradativamente, disponibilizados no sistema, que está muito mais rápido e confiável, além de preparado para futuras integrações com outras bases.

Confira a transmissão do evento na íntegra: