RNP apoia 2º Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta

Com apoio da RNP, a Fiocruz realiza, no dia 18/6, das 14h às 16h, o 2º Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta. Por conta do isolamento social imposto pela Covid-19, esta edição do evento será online e trará o tema “O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto face à pandemia do novo coronavírus (covid-19)”.


O encontro é um dos resultados e evidencia a parceria e a contribuição da RNP com a Fiocruz na execução do Marco 4 do 4º Plano de Ação Brasileiro (Promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação em Ciência Aberta) na Iniciativa em Ciência Aberta OGP. Também compõem a organização: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


O evento propõe uma reflexão sobre a importância da abertura dos dados no enfrentamento à pandemia e suas perspectivas, barreiras e usos de dados governamentais abertos para a saúde da sociedade. Assim como no primeiro encontro, o objetivo é aproximar as duas perspectivas que estão potencializadas pelo atual cenário de pandemia, em que se torna mais urgente e necessária a atuação conjunta das iniciativas públicas e privadas, o que exige, ainda mais das instituições públicas, uma atuação transparente e aberta à participação social. O webinar contará com a participação da diretora executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR), Fernanda Campagnucci, e do coordenador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Daniel Villela. O coordenador de Informação e Comunicação da Fiocruz, Josué Laguardia, será o mediador da roda de conversa. 

O evento virtual será gratuito e aberto ao público, com transmissão no canal da Fiocruz no Youtube. Não é necessário fazer inscrição prévia para participação. 

Serviço
•    Webinar: O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto face à pandemia do novo coronavírus (covid-19);
•    Data: 18 /6 (quinta-feira), das 14h às 16h.


Acompanhe ao vivo pelo canal da Fiocruz no Youtube.


A programação do evento pode ser consultada em: https://indico.rnp.br/event/18/

;