Projeto TV 3.0 participa de painel na Futurecom 2023

- 10/10/2023

Considerado um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, a Futurecom deste ano abriu suas portas para um mundo de inovações e tendências na área de telecomunicações. Dentro da programação do evento, realizado entre os dias 3 e 5/10, em São Paulo, um dos painéis tratou do tema TV 3.0 e contou com participantes do projeto incentivado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e executado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD), em parceria com a RNP.

O painel: A nova TV Digital 3.0 está chegando. E agora?
A nova geração de TV está chegando e, com ela, é possível haver a integração de novos hábitos de consumo com novos modelos de comercialização, isso tudo aliado ao que há de mais recente em tecnologias disponíveis.

Maior interatividade e imersão, interface baseada em apps, programação personalizável pela localização e perfil de consumo e maior eficiência e qualidade na transmissão são alguns dos temas que foram para discutidos nesse painel.

A conversa conduzida pelo presidente da SET, Carlos Fini, contou com a participação da representante do Fórum SBTVD/SET/Globo Ana Eliza Faria e Silva, da diretora Comercial de Media Owners da Kantar Ibope, Paula Carvalho e do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e orientador do grupo de trabalho do projeto TV 3.0 dentro do programa de bolsas da RNP, Marcelo Moreno.


Sobre o projeto

TV 3.0

A TV 3.0 brasileira é um esforço conjunto entre a União, representada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério das Comunicações (MCOM) na qualidade de interveniente. O objetivo central, conforme delineado no plano de trabalho, consiste na promoção da inovação, através do estímulo ao desenvolvimento da nova geração da televisão digital no Brasil. Este empreendimento engloba uma série de atividades, abrangendo pesquisa, desenvolvimento e testes complementares relacionados ao padrão tecnológico.

Neste momento, o projeto encontra-se em pleno desenvolvimento, tendo recentemente concluído uma das suas primeiras entregas significativas. Temos a previsão de finalizar integralmente esta fase até o segundo quadrimestre de 2024, marcando assim um passo importante em direção ao progresso tecnológico e à inovação no âmbito da televisão digital no país.