Projeto Bella oferece cursos gratuitos para capacitação

Categoria
- 07/03/2018

O projeto Bella (Building European Link with Latin America), que se dedica à construção de uma conexão direta entre a América Latina e a Europa, disponibilizará cursos gratuitos em redes ópticas e redes definidas por software para os interessados nessas áreas. O objetivo é preparar as redes nacionais de ensino e pesquisa latino-americanas e os engenheiros de rede de suas instituições afiliadas para se adaptarem às mudanças que serão trazidas pelo próximo backbone óptico da RedCLARA. Os cursos estarão disponíveis na plataforma CLARA EDX.

No curso "Sistemas de Redes Ópticas", serão abordados os conceitos e os fundamentos dos sistemas de redes ópticas Dense Wave Division Multiplexing (DWDM) e Coarse Wave Division Multiplexing (CWDM). Serão apresentados, também, os tipos de modulação utilizados para a transmissão de múltiplos canais ópticos em um fio de fibra óptica, bem como os elementos que afetam a sua transmissão. O responsável por ministrar o curso será o Dr. Ricardo Alberto Olivares Veliz, chefe do Departamento de Engenharia Eletrônica da Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM), em Valparaíso, no Chile.

Já nas aulas destinadas às redes definidas por software, os alunos poderão compreender o funcionamento, as características e os elementos de rede que compõem uma arquitetura de rede definida pelo software (SDN, na sigla em inglês), além de realizar exercícios práticos, usando o simulador Mininet, Open vSwitch e o driver Opendaylight. Essas redes, que estão se transformando no novo padrão de arquitetura na área, buscam melhorar a flexibilidade, a programação, o custo e a segurança nas redes de dados. O responsável por ministrar esse curso será Javier Richard Quinto, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e aluno de doutorado em Engenharia Elétrica na Área de Engenharia Informática, também pela Unicamp.

Para efetuar o registro, o interessado deve acessar http://edx.redclara.net, clicar no curso pretendido e preencher o formulário de inscrição. Depois, basta aguardar as informações que serão enviadas para e-mail cadastrado.

Fonte: RedCLARA