Programa Internet Brasil recebe prêmio de melhor Iniciativa de TI ao Cidadão

- 05/05/2023

A RNP recebeu o prêmio de melhor "Iniciativa de TI ao Cidadão de 2023", entregue pelo HDI Brasil, pela execução do Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações. O vencedor foi escolhido, após a apresentação dos três finalistas, por meio de votação dos cerca de 200 gestores de TI de órgãos públicos presentes no evento HDI-EXPOGOV.

“Para nós (RNP), é muito importante esse prêmio, principalmente, porque a escolha foi feita por profissionais que atuam em outros órgãos do governo, então, sabem as dificuldades e a importância de executar esse tipo de projeto e o tamanho do impacto no cidadão. É mais um reconhecimento que a RNP está na direção certa na execução de políticas públicas, nesse caso, em parceria com o MCom, sponsor do Programa Internet Brasil”, destacou o gerente de Soluções e responsável pelo programa pelo lado da RNP, Hélder Vitorino. Além de contar com a inovação do chip neutro, sem vínculo com operadora, o que facilita a troca remotamente se houver necessidade, o programa passou a contar, recentemente, com o o ChatGPT no atendimento aos usuários.

A apresentação do Internet Brasil para o público do evento – que também foi jurado do prêmio - ficou a cargo do gerente de Atendimento Integrado da RNP, Francisco Júnior.

“A gente tinha oito minutos e, nesse tempo, atacamos primeiro o problema: hoje quase todo mundo tem celular e acesso ao conhecimento, mas isso não é realidade no Brasil inteiro, no interior de cidades, isso não é visto. Mais de cinco mil municípios estão abaixo da linha da pobreza, então, esse é o nosso foco no Internet Brasil: esses 22 milhões de alunos e suas famílias que estão no CadÚnico", informou Francisco.

"Outro ponto que também abordamos foi a questão da tecnologia nova usada do chip neutro, pois sabemos que o nosso país, com dimensões continentais, encontra bastante problema com relação à cobertura da telefonia móvel. Então, estamos levando inclusão digital, conectando as pessoas com seus sonhos e levando inovação. A ideia é conectar essas pessoas com o conhecimento e com outros serviços e ações sociais do governo e, principalmente, conectá-las com o acesso pedagógico, com literatura, com informações que vão contribuir diretamente com a educação do futuro do Brasil”, contou.

Confira a apresentação!

O Internet Brasil tem o objetivo de levar conectividade e inclusão digital aos estudantes e suas famílias por meio da distribuição gratuita de chips de celular e pacotes de dados. O benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).