Primeira edição de 2023 do Sisu conta com mais de 2 milhões de inscrições

- 27/02/2023

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) teve sua primeira edição de 2023 realizada entre os dias 16 e 24/2 e os resultados reforçam o sucesso da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a RNP, que cuidou de toda operação em nuvem pelo quarto ano consecutivo. O portal contou com 100% de disponibilidade durante o período, totalizando 2.062.815 inscrições, 1,76% a mais do que o registrado na seleção para o primeiro semestre de 2022. É a primeira vez em oito anos que o número aumenta em relação ao ano anterior.

Principais números da edição

Números Sisu 2023.1
Inscritos por região

 

Segundo o diretor-adjunto de Serviços Digitais Especializados da RNP, Marcello de Jesus, a edição foi marcada pela superação de desafios e demonstrou a maturidade do processo de operação, bem como a gestão do conhecimento pela equipe da RNP envolvida.   

“Tivemos ao longo de 2022 perdas importantes de especialistas no nosso quadro técnico para o mercado de TI superaquecido, contudo, a estratégia de operação do Sisu 2023.1 focou na disseminação do conhecimento para todos os integrantes do time, ou seja, apesar de cada um ter um papel específico, todos conheciam o processo ponta a ponta, que permitiu, por exemplo, experimentar novos integrantes da equipe na liderança do processo ranqueamento que ocorria todos os dias 00:01. O processo do ranqueamento é o momento mais sensível da operação, quando paramos o sistema e por dez minutos processamos o resultado do dia anterior, liberando o sistema atualizado para os futuros alunos” explica Marcello. 

Nova estrutura em Brasília

O que os grandes eventos têm em comum? Sejam esportivos ou culturais, eles precisam de infraestruturas grandiosas para atender multidões. Com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) não é diferente! O “evento educacional” realizado duas vezes ao ano e operado em nuvem pela RNP desde 2020 conta com um planejamento e estrutura robustos para garantir que milhares de alunos ingressem no ensino superior da maneira mais simplificada possível. 

Diferentemente dos três últimos anos, quando montou o centro de operações em Campinas, a RNP transferiu toda a infraestrutura para um hotel de Brasília, onde uma equipe multidisciplinar com 21 profissionais, formada por especialistas em arquitetura de software, infraestrutura de nuvem, DevSecOps, segurança da informação, banco de dados e gestores técnicos. A equipe atuou por escala para garantir a operação em regime 24/7, entre os dias 13 e 25/2, garantindo assim os 100% de disponibilidade do site do Sisu.  

Para se ter uma ideia do backoffice envolvido na operação, a montagem do “QG” foi viabilizada por meio da contratação de 15 monitores, 12 Televisores 50 polegadas, 01 gerador, 02 processadores, cabos de rede, Switch. No quesito conectividade, a RNP contou com a parceria da GigaCandanga, Rede Metropolitana de Educação e Pesquisa (Redecomep), integrante do Sistema RNP, que atende instituições de pesquisa e de ensino superior na região do Distrito Federal, e da empresa BR. Digital na disponibilização dos links de 10 GB/s. 

Infraestrutura Sisu 2023.1

“É muito gratificante poder atuar no apoio da preparação da operação do Sisu. Cada edição é sempre um novo desafio em montar uma estrutura segura, adequada e que proporcione à equipe qualidade para desempenhar um bom trabalho. A sinergia das áreas envolvidas da RNP (compras, contratos, viagens...) é fundamental para os resultados que temos conquistado desde o início lá em 2020”, destaca a analista de Negócios da RNP responsável pela contração da estrutura, Karla Souza.

Visita do futuro STIC/MEC

Na abertura da janela de inscrições, na madrugada do dia 16/2, o futuro subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), Fábio Campelo, foi conhecer a estrutura para a operação do Sisu em Brasília. 

“A RNP é uma parceira fundamental para a garantia do sucesso da operação o do Sisu, seja por meio do monitoramento e com toda a sala de situação montada em um hotel e que replicamos neste ano no MEC. Sem o apoio da RNP, desde 2019 nesse processo, seria muito difícil que a gente conseguisse ter hoje a maturidade e a tranquilidade no monitoramento e resposta que a gente atingiu. Se a gente conseguiu chegar nesse nível, sem dúvida, foi por conta do apoio fundamental da RNP”, afirmou o futuro STIC. 

Futuro STIC/MEC


Para o diretor-adjunto de Soluções, Claudio Fabricio, a visita do futuro Subsecretário foi importante para que a nova gestão se familiarize com a complexidade do processo que garante a disponibilidade da aplicação para milhares de alunos beneficiados pelo programa.