Portal de Periódicos da Capes divulga aplicativo para acesso a seus conteúdos

Categoria
- 18/11/2014

A partir de agora, as 424 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, cadastradas no Portal de Periódicos, biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), já podem baixar o aplicativo para acessar, de forma rápida e gratuita, os conteúdos assinados com editores nacionais e internacionais.

Desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o aplicativo do Portal de Periódicos permite realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro, todos com a funcionalidade de autopreenchimento.  O usuário ainda consegue navegar em websites referenciados pelos resultados de busca, além de ler e exportar os artigos em formato PDF.

Também é possível o acesso a periódicos, referências bibliográficas com resumo, teses e dissertações, normas técnicas, livros, obras de referência, estatísticas, patentes, arquivos abertos e redes de e-prints.

O aplicativo está disponível para IOS, Android e outros sistemas operacionais, nas categorias Referência e Educação. O acesso também pode ser remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Em estande montado no XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014), realizado no Centro de Convenções Minascentro, em Belo Horizonte, a Capes está oferecendo treinamento gratuito sobre o uso do Portal de Periódicos, e seu novo aplicativo, a pesquisadores, bibliotecários, professores e estudantes de graduação e pós-graduação presentes no evento. As aulas são ministradas nos horários da manhã e da tarde.

Atualmente o Portal de Periódicos disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional, por meio de um acervo com mais de 36 mil periódicos e 250 mil livros eletrônicos. Também oferece 130 bases referenciais, 12 bases de patentes (invenções certificadas), além de enciclopédias e obras de referência, estatísticas, normas técnicas, bancos de teses e dissertações, e conteúdo audiovisual.

São inúmeras possibilidades de pesquisa dentro do universo científico, oferecido de forma rápida e prática pelo aplicativo do Portal de Periódicos, uma biblioteca virtual que disponibiliza conteúdo científico internacional de alto nível.

SNBU 2014

Pela primeira vez, está sendo realizado em Belo Horizonte (MG), o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), um dos mais importantes eventos na área de Ciência da Informação. O evento está na 18ª edição e, este ano, tem como tema “Bibliotecas universitárias e o acesso público à informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão”. Entre outros objetivos, o seminário pretende trazer reflexões sobre o novo papel das bibliotecas e dos profissionais da informação diante da produção contemporânea do conhecimento e do olhar da sociedade civil, que destaca a importância da informação no contexto social em função da edição de vários dispositivos legais, dentre os quais a Lei de Acesso a Informação.