PNIPE MCTI apoia Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19

- 24/02/2021

A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) MCTI entrou no combate à Covid-19. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) disponibilizou o instrumento capaz de mapear, reunir de maneira sistemática informações e permitir o compartilhamento de infraestrutura de pesquisa nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras para apoiar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, liderado pelo Ministério da Saúde (MS).

O objetivo da ação é prover informações relacionadas à infraestrutura laboratorial no País apta a contribuir na logística necessária para a vacinação em massa da população brasileira, para que equipamentos e laboratórios possam ser considerados no apoio estratégico na distribuição das vacinas para cada região do país.

Neste momento, laboratórios e equipamentos cadastrados na PNIPE MCTI são mapeados para verificar a capacidade de armazenamento de vacinas nos ultracongeladores que estão nas ICTs espalhadas pelo país. Na plataforma, além da área externa e de acesso pública, há um painel restrito aos tomadores de decisão do MCTI, onde estão disponibilizadas informações como a disponibilidade dos maquinários, a localização georreferenciada dos laboratórios e informações técnicas sobre as infraestruturas, compiladas e organizadas por tags como #vacinacovid19, #ultracongeladordisponivel e #ultracongeladorparcialmentedisponivel.


Créditos: Júlio Nascimento/PR

 

Em entrevista à RNP, o Secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, esclarece o papel da plataforma em combate à Covid-19 nesse contexto emergencial e a aliança firmada entre Ministérios e RNP para viabilizar essa ação. Veja:

Como vai funcionar essa ação e como, na prática, a PNIPE MCTI poderá apoiar a imunização em massa da população brasileira?
“Na plataforma, o MCTI vai identificar e localizar as infraestruturas laboratoriais úteis no combate à pandemia, como os ultracongeladores. O Ministério da Saúde poderá utilizar essas informações na logística de distribuição das vacinas. Essa é uma ação dos pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa que vão disponibilizar de forma voluntária suas infraestruturas, caso sejam necessárias”.

Qual é a importância de vermos o MCTI apoiando o Ministério da Saúde, de maneira estratégica, nesse contexto emergencial da Covid-19?
“O MCTI tem a missão de apoiar todos os Ministérios, no que se refere à aplicação da ciência, tecnologia e inovações. A PNIPE MCTI é uma ferramenta importante para a disponibilização da infraestrutura de pesquisa do país para as ações mais diversas de atuação do Governo Federal, como nas pesquisas para agricultura, saúde, defesa, por exemplo... Em relação ao apoio ao Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, o MCTI tem atuado de maneira conjunta e mais recentemente, estamos disponibilizando a PNIPE MCTI. Esse é o propósito do MCTI servir de instrumento para melhor tomada de decisão de todos os ministérios.”


Qual é o papel da RNP nessa ação de combate à pandemia, por meio da PNIPE MCTI?
“A parceria com a RNP, especificamente na operação da PNIPE MCTI, é o que oferece à plataforma ferramentas que utilizam o que tem de mais inovador nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para essa ação na plataforma, em combate à Covid-19, a RNP se dispôs prontamente a desenvolver novas funcionalidades, que vão atender às especificidades da campanha e apoiar as necessidades do MCTI e MS quanto às informações dos equipamentos cadastrados. A RNP tem dado suporte importante às várias ações de TICs do MCTI, especialmente na Secretaria de Pesquisa e Formação Científica”.
 


O diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes, afirma: “A PNIPE MCTI já apresenta uma visão sobre o potencial de laboratórios e equipamentos disponíveis para uso pela comunidade de pesquisa. A possibilidade de também disponibilizar informações sobre os ultracongeladores em apoio à estratégia de combate à pandemia da Covid-19 é uma ação importante do MCTI, suportada pela RNP, com impacto direto na sociedade”.

Quero ajudar, e agora?
As instituições que desejarem colaborar com a iniciativa, disponibilizando ultracongeladores, podem incluir os equipamentos que pretendem ofertar para a campanha na plataforma, seguindo essas orientações. Para mais informações, acesse a plataforma pnipe.mctic.gov.br ou entre em contato via e-mail pnipe@mctic.gov.br.

APOIE O PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Sobre a PNIPE MCTI
A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI possibilita o compartilhamento de instalações laboratoriais e equipamentos de pesquisa brasileiros entre a comunidade científica e tecnológica e empresas interessadas em desenvolver novos conhecimentos, produtos ou tecnologias. A solução tecnológica visa otimizar o uso dessa infraestrutura de pesquisa e dos recursos públicos, evitar o ócio de equipamentos e subsidiar formulações de políticas públicas mais assertivas para manutenção, construção de novas instalações e aquisição de novos equipamentos. A Plataforma, fomentada pelo MCTI, contou com a modelagem, desenvolvimento, suporte e operação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
 

;