Parceria entre RNP e MEC conecta Rede Federal de Educação por meio da transformação digital

- 30/08/2023

Programa Conecta Rede, que atende instituições federais de ensino, foi apresentado no Fórum RNP

No segundo dia do Fórum RNP, o público do evento pôde conhecer melhor o Programa Conecta Rede, parceria entre a RNP e o Ministério da Educação (MEC) para modernizar o ecossistema de ensino e inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O painel foi dedicado a apresentar o programa, que dá aos institutos federais de educação (IFs), centros federais de educação tecnológica (Cefets) e ao Colégio Pedro II acesso a um conjunto de soluções e serviços integrados, como melhor conectividade e ferramentas de ensino a distância (EaD), entre outros. Tudo visando aperfeiçoar o ambiente de geração de novas ideias, melhorar o uso de recursos financeiros e promover a colaboração.
  
Roosevelt Oliveira, gerente de Soluções da RNP, explicou que a iniciativa não é apenas um conjunto de recursos. “Quando falamos de Conecta Rede, é muito mais do que conexão à tecnologia. Estamos falando de conectar pessoas, conectar sonhos e propósitos por meio da inovação e da transformação digital de toda essa rede”, disse Oliveira. 

Jéssica Cristina Pereira Santos, coordenadora-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, revelou que a ideia teve início durante a pandemia de Covid-19, quando ficou clara a necessidade de investimento em tecnologia.

“A Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica tem 680 unidades. Algumas têm ótima conectividade. Em outras, a internet não é boa, e o aluno não consegue acompanhar uma aula. A pandemia veio para mostrar isso e acelerar o investimento na transformação digital das nossas instituições. Nesse contexto é que foi concebido o Programa Conecta Rede”, ressaltou.

Com adesão voluntária, o programa possui quatro objetivos principais, como mostrou Jéssica. “Focamos em fortalecer o ecossistema de ensino da rede federal, viabilizar o desenvolvimento e disseminar a inovação, ampliar o uso de soluções digitais concebidas para e pelas instituições de ensino e ainda promover a colaboração entre as unidades da rede”, afirmou.

Carla Simone Pires, diretora de TIC no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), disse ao público do Fórum que a iniciativa vai atender mais demandas das instituições de ensino. “Já contamos com serviços muito importantes para nós, como o Moodle [ambiente de sala de aula virtual] e o backup em nuvem, mas o que enxergamos como grande oportunidade é trazer novas soluções para atender a demandas que ainda estão sem cobertura dentro das instituições”, relatou.

Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II, citou algumas das funcionalidades usadas pela instituição. Uma delas é o Moodle, que já conta com mais de 79 mil usuários cadastrados.  “Somos muito entusiastas do Conecta Rede. Para nós, que temos uma série de desafios, a iniciativa tem atingido as metas. Hoje somos capazes de oferecer 2 mil acessos simultâneos [ao Moodle]”, comemorou. 

Reunião do Conselho de Gestão Estratégica
Durante o Fórum RNP também foi realizada a primeira reunião do Conselho de Gestão Estratégica do Conecta Rede para aprovação de pontos relevantes do programa e da execução orçamentária. 

Comitê de Gestão Estratégica Programa Conecta Rede