Grupos de Trabalho apresentam resultados da Fase 1 do Programa de P&D Serviços Avançados

Os resultados dos oito Grupos de Trabalho (GTs) da Fase 1 do Programa de P&D Serviços Avançados do ciclo 2019-2020 foram apresentados, via webinários, com transmissão pelo [email protected], nas manhãs dos dias 15 e 16/6. O público alvo das apresentações foi a comunidade da RNP, membros do Sistema RNP e integrantes do ecossistema de inovação. Após cada apresentação, os espectadores puderam tirar suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado que respondeu as quatro perguntas norteadoras:

  • O que é o MVP desenvolvido na Fase 1?
  • Qual é a arquitetura da solução desenvolvida na Fase 1?
  • Quais são os destaques do modelo de negócios desenvolvido na Fase 1?
  • Como os resultados desenvolvidos na Fase 1 podem ser usados para novos produtos/serviços, ou melhorias de produtos/serviços existentes?

Dia 1 – 15/6 – Apresentações de 4 Grupos de Trabalho

  • GT-V4H: plataforma para saúde digital baseada em comunicação segura de vídeo para viabilizar as atividades de teleconsultoria e telediagnóstico, inicialmente integrando-a ao sistema de prontuário eletrônico PEGASUS.
  • GT PERISCOPE: plataforma para a gestão de segurança da informação, chamada Sherlock-X, que tem funcionalidades de identificação e caracterização de vulnerabilidades oriundas de ataques de negação de serviço orquestrados por botnets.
  • GT-RECMEM: plataforma para professores, alunos e gestores educacionais para a oferta de um hub de conteúdos educacionais com capacidade de anotação semântica, indexação e recomendação de conteúdos de repositórios de mídias educacionais existentes.
  • GT-LITECAMPUS: plataforma de processamento de água e luz para criar uma solução de gestão de campus inteligente com garantias de segurança e privacidade para reduzir gastos de consumo destes recursos.

As apresentações do 1º dia, em 15/6 de 10h as 12h alcançaram mais de 200 acessos na transmissão pelo [email protected]

Assista por aqui

Gráfico dia 1 apresentações GTs 2019-20


Dia 2 – 16/6 – Apresentações de 4 Grupos de Trabalho

  • GT-SADI: plataforma para análise de dados relacionada à autenticação e autorização em redes sem fio, baseada no caso de uso da rede eduroam, para melhorar a gestão com uso de inteligência artificial.
  • GT MOBILYSA: solução de localização, navegação e controle do robô Lysa, criado pela Startup Vixsystem, para que uma pessoa com necessidades especiais de visão possa ser guiada até um local desejado dentro de um ambiente fechado, usando o conceito de Espaço Inteligente baseado em visão computacional.
  • GT-EHEALTHSYS: solução inicial para classificação e prevenção de doenças no exame eletrocardiograma (ECG) e detecção precoce dos sinais vitais (SV) indicativos de sepse para UTIs e ambulatórios de clínicas, hospitais e planos de saúde.
  • GT-VIDECOLABORAÇÃO: componentes para unificação de serviços de videoconferência da RNP e plataforma de Webconferência da RNP para que em uma mesma reunião virtual, possam se conectar diferentes dispositivos (um laptop, celular, equipamento de videoconferência e, até via telefone).

As apresentações do 2º dia, em 16/6, de 10h às 12h, alcançaram mais de 130 acessos na transmissão pelo [email protected]

Assista por aqui

Gráfico dia 2 apresentações GTs 2019-20

 

Confira os quatro projetos que avançaram à Fase 2 

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade