Governo traça primeiras diretrizes para a TV 3.0 no Brasil, em desenvolvimento por grupo de pesquisadores apoiado pela RNP

- 18/04/2023

No dia 6/4, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o decreto que estabelece as diretrizes para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre, entre elas, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) responsável por estudos sobre a regulamentação da TV 3.0 no Brasil. Inicialmente, a equipe terá até 31/12/2024 para apresentar o resultado, podendo haver prorrogações.

O GT será coordenado pelo MCom, com a participação de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das entidades representativas do setor de radiodifusão e do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD), e de membros indicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Fazenda. 

Regulamentação da TV 3.0
O decreto estabelece que a TV 3.0 deve conter:

•    qualidade audiovisual superior à da primeira geração do SBTVD-T;
•    recepção fixa, com antena externa e interna, e móvel;
•    integração entre conteúdo transmitido pelo serviço de radiodifusão e pela internet;
•    interface de usuário baseada em aplicativos;
•    segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores;
•    personalização de conteúdo de acordo com as preferências dos telespectadores;
•    uso otimizado do espectro de radiofrequências destinado ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e aos serviços ancilares; e
•    novas formas de acessar a conteúdos culturais, educativos, artísticos e informativos.

Participação da RNP
Desde 2016, o Brasil iniciou um processo gradual e seguro de desligamento das transmissões analógicas, ação que busca garantir que ninguém fique sem acesso à TV aberta terrestre e que tem sido muito bem-sucedido, tornando-se uma referência mundial. Pensando nisso e também e na necessidade da evolução para a sobrevivência da TV aberta terrestre no médio e longo prazo, o Fórum SBTVD começou a trabalhar na próxima geração da televisão no Brasil, a TV 3.0.

Tv 3.0 - evolução


A RNP foi convocada pelo MCom e se integrou à terceira fase do projeto coordenado pelo Fórum SBTVD, disponibilizando apoio a grupos de pesquisas de seis universidades brasileiras, encarregados de dez metas tocadas por cerca de 70 pesquisadores -  52 deles já contratados e atuando desde 1º/4 - para realizar as pesquisas que resultarão em insumos para a “construção” da TV 3.0.

“Foram muitas discussões com o Ministério das Comunicações e depois com a RNP para esse projeto.  Começamos, em paralelo, a já elaborar as normas das tecnologias que foram selecionadas e, agora, a gente começa essa etapa que utiliza esse financiamento do MCom, através da RNP e que envolve testes na camada física (teste laboratório e campo), pesquisa e desenvolvimento nas áreas de camadas de transporte e codificação de aplicações, testes de qualidade de vídeo e, também, desenvolvimento de demonstrações do sistema”, conta Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. 

No dia 23/3, foi realizada a reunião de pontapé inicial desta fase do projeto com todos os pesquisadores, para discutir como serão conduzidos trabalhos e os pontos de intersecção entre os diferentes desafios do projeto.

“A RNP participou ativamente da organização desses e muitos outros grupos de pesquisa durante as discussões do padrão de TV Digital brasileiro, pela coordenação dos CTICs, onde muitos desses pesquisadores e laboratórios foram formados.  É muito bom ver, 15 anos depois o legado desse trabalho, com estes grupos em plena atividade e poder novamente colaborar.  Nossa missão nessa fase final do projeto é novamente colaborar para a formação de novos grupos de pesquisa que avancem na proposição de aplicações desta tecnologia para a resolução de problemas sociais, principalmente na educação”, explica Adriano Adoryan, responsável pelo projeto pelo lado da RNP.

A RNP também está adquirindo os equipamentos necessários, inclusive realizando importações, que desde fevereiro vem sendo entregues para os grupos de pesquisa nas universidades. A expectativa é que o novo padrão seja demonstrado em agosto de 2024, no Congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET).

Conheça mais sobre os grupos de pesquisa e seus desafios na página do projeto no site do Fórum SBTVD