Fique por dentro da parceria entre RNP e Embrapa

- 11/04/2023

A parceria entre RNP e Embrapa vem de longa data, década de 1990 para sermos mais precisos, e foi formalizada em 2012. Mas como, exatamente, funciona essa parceria? Quais vantagens essa união traz para a produção de pesquisa e inovação na agropecuária do Brasil? 

A Embrapa é uma organização usuária do Sistema RNP, o que significa que ela faz parte de uma ciberinfraestrutura brasileira voltada para a educação, a pesquisa e a inovação, que atua com instituições de ensino, pesquisa e saúde; institutos culturais; agências de fomento e ambientes de inovação, como parques e polos tecnológicos, espalhados por todo o País. 

Além disso, ela usufrui de uma infraestrutura segura, de alta capacidade e desempenho para transmissão de dados: a Rede Ipê e a conectividade a partir do Ponto de Presença (local aonde chegam as conexões), existentes em cada Unidade Federativa do Brasil. Mas o pacote de serviços ofertado é vasto e vai muito além do acesso a uma internet de alta velocidade. 

Ao aderir ao Sistema RNP, a Embrapa e suas unidades ganharam a oportunidade de participar dos consórcios das redes metropolitanas locais. Os consórcios reúnem instituições com objetivos comuns - pesquisa e educação superior -, possibilitando o compartilhamento da ciberinfraestrutura oferecida pela RNP e dos custos de sua manutenção. O modelo permite, assim, economia de recursos e excelência de serviços em TI.  

A empresa pública também faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que corresponde a uma federação de identidade acadêmica nacional criada para facilitar o acesso a serviços de rede específicos, não somente aqueles oferecidos pela RNP como, por exemplo, o conhecido Portal de Periódicos da Capes. Além disso, como a CAFe é integrante de um serviço internacional chamado eduGAIN, os usuários da Embrapa têm acesso a mais de 3 mil serviços web oferecidos por instituições europeias.  

Ao entrar na CAFe, a organização disponibiliza sua base de usuários para reconhecimento de outras instituições. Na prática, por meio de uma conta única, os funcionários da Embrapa ficam liberados para acessar, de onde estiverem, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da federação.  
 
Outra vantagem  é poder contar com o eduroam. Uma rede segura de acesso sem fio operada no Brasil pela RNP e que possibilita ao pesquisador ou funcionário se conectar, de forma segura e transparente, a redes wifi de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior.  

No Brasil, há mais de 180 instituições; e no mundo são mais de 100 países com inúmeros pontos de acesso dentro e fora dos campi universitários. A rede eduroam do Brasil é a maior do mundo em termos de locais onde se pode acessar o serviço, o corresponde a mais de 3.500 diferentes localidades espalhadas pelo território nacional.  

 
Na lista de serviços disponibilizado para a Embrapa também estão:  

  • Conferência Web: ideal para reuniões, possibilitando envio de convites de acesso, gravação e uso de até 10 salas virtuais de modo simultâneo;  
  • fone@RNP: permite a realização de chamadas telefônicas gratuitas, com número ilimitado de ramais virtuais, gerando economia para a instituição;  
  • ICPEdu: Infraestrutura de chaves públicas para educação e pesquisa, fornecendo certificados digitais tanto para usuários quanto para websites;  
  • Filesender@RNP: serviço que possibilita a troca de arquivos grandes, com até 2Tb, de forma confiável em um único envio. Os documentos ficam disponíveis por até 20 dias; 
  • Eduplay: plataforma que lembra o conhecido YouTube e oferece transmissões ao vivo, programas de televisão, canais exclusivos, videoaulas, rádios e podcasts;  
  • NasNuvens: um ambiente web em que a organização pode escolher e usar os serviços ofertados pela RNP e seus parceiros que mais se adequem às suas necessidades. 

Além desses, a Embrapa conta com o apoio constante do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) e com a disponibilidade do Service Desk 24x7, isto é, equipes da RNP de plantão 24 horas nos sete dias da semana.