Equipe responsável pela solução desenvolvida no GT-Reabnet recebe prêmio internacional

A equipe que desenvolveu a solução Reabnet no Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Serviços Avançados da RNP foi agraciada com um prêmio no 11º Challenge Handicap et Technologie - ENI de Metz, na França. O evento destacou os melhores projetos para auxílio de pessoas com deficiência.   

Quatro colaboradores da Reabnet Tecnologia estavam diretamente envolvidos no desenvolvimento, aplicação e validação do jogo baseado em realidade virtual RehaBEElitation, que recebeu a condecoração.  

Captura de tela do jogo RehaBEElitation
Captura de tela do jogo RehaBEElitation

 

O sistema tem como intuito promover a reabilitação da mão e punho e fornecer uma avaliação completa dos sinais motores (tremor, bradicinesia e rigidez) para entender a progressão da doença e até diagnosticar precocemente e monitorar ao longo do tempo. No dispositivo, o sensor de comunicação homem/máquina desenvolvidos foram testados em indivíduos com doença de Parkinson. 

O RehaBEElitation já foi apresentado em congressos na França, Itália e Brasil e no estande da Reabnet no 24º WRNP.  

“A premiação do jogo RehaBEElitation e de todo sistema veio coroar um projeto desenvolvido com muita seriedade, cujo intuito é considerado muito maior do que todos nós, pois tudo isso foi feito para beneficiar milhões de pessoas em todo mundo”, diz Isabela Alves Marques, CEO da Reabnet. 

“População carece desse tipo de tecnologia ao seu alcance”, diz CEO do Reabnet  

O projeto foi iniciado com a aprovação de uma cooperação internacional entre Brasil e França, no âmbito do programa CAPES-Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (COFECUB), desenvolvido há 40 anos para o intercâmbio acadêmico, a produção científica e a formação de jovens pesquisadores.   

Isabela relata que o desenvolvimento começou durante seu período de pós-doutorado no NIATS (Núcleo de Inovação e Avaliação Tecnológica em Saúde) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

“Mesmo sem receber nenhum tipo de auxílio financeiro para desenvolvê-lo, tive o prazer de integrar a equipe e desenvolver de forma direta, os vários aspectos do jogo, assim como outros colaboradores da Reabnet”, conta a CEO.  

“O desenvolvimento desse projeto também me deu uma oportunidade de ir para a França (com auxílio financeiro da CAPES), para continuar processando os dados, melhorando as avaliações que poderiam ser integradas ao sistema e aprendendo mais. Essa premiação vem dar reconhecimento ao que fazemos com muito amor e excelência. Além de nos mostrar que tanto nacionalmente e/ou internacionalmente, a população carece e quer esse tipo de tecnologia ao seu alcance”.  

Conheça as soluções oferecidas pelo Reabnet no site Lab NasNuvens e saiba como ser um cliente inicial. 

Foto do prêmio
Prêmio recebido pela equipe Reabnet no 11º Challenge Handicap et Technologie

 

Estande do GT-Reabnet no WRNP 2023
Estande do GT-Reabnet no WRNP 2023